Devido ao importante papel da visão nas relações sociais, somos condicionados a supervalorizar a mesma. Diante disso,quando a deficiência visual é colocada no leque das discussões, muitas vezes é relacionada a uma vida de escuridão, e isso ocorre porque em diversas situações a cegueira é associada a fechar os olhos e ficar no escuro.O presente trabalho vislumbra abordar a experiência de visita na instituição de ensino: Instituto dos Cegos,localizada em Campina Grande - PB.Onde buscamos observar nesta instituição mencionada como se é dado o ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência visual, matriculados esta instituição no período diurno. O presente estudo se caracteriza como um relato de vivencia a partir de uma visita para um auxílio na aprendizagem do componente curricular Educação Especial e Inclusiva no 7° Período do Curso de Química na UEPB, no qual pudemos fazer um paralelo com os debates que ocorreram em sala de aula e a realidade observada no instituto. A disciplina promoveu uma inter-relação entre o conteúdo estudado sobre o ensino e a aceitação tanto das famílias como nos ambientes em convívio das pessoas com algum tipo de deficiência e a realidade do estudante com deficiência visual, promovendo a vivência no âmbito escolar voltado para o ensino a pessoas com deficiência visual sendo este no instituto dos cegos. Portanto,percebemos a importância da existência de instituições que auxiliem na educação na assistência à criança e a orientação à família de como se relacionar e interagir buscando mostrar a importância no reconhecimento e respeito às diferenças.