Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A RELAÇÃO ENTRE FENÔMENOS FÍSICOS E OS SABERES-FAZERES SOBRE A CERÂMICA E O ESTALEIRO NAVAL DA COMUNIDADE "VILA CUÉRA " NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA: UMA PERSPECTIVA ETNOFÍSICA

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado tendo como uma das temáticas a Etnofísica, que busca aproximar o saber-fazer tradicional ao conhecimento acadêmico. Nessa perspectiva, pautando nosso olhar pelas concepções Etnomatemática (D'AMBRÓSIO; GERDES) e Etnofísica (ANACLETO; SANTOS; PRUDENTE), conseguimos estabelecer relações e interconexões entre os fenômenos físicos e os saberes-fazeres tradicionais presentes na vida cotidiana da comunidade Vila Cuera, situada no espaço rural do município de Bragança-Pa, às margens do rio Caeté. Pois é perceptível o fato de o cotidiano dos povos tradicionais estar impregnado de modos próprios de pensar, organizar e concretizar a existência, transformando a natureza e, por conseguinte, manipulando os fenômenos físicos nas suas mais variadas formas. Diante disso objetivou-se investigar os saberes-fazeres tradicionais imbricados nos fenômenos físicos. O procedimento metodológico escolhido privilegia técnicas etnográficas, por serem as mais adequadas para registrar os conhecimentos empíricos dos ceramista e carpinteiros navais da comunidade, privilegiando-se a pesquisa de campo e a observação participante e seu principal instrumento de registro: o diário de campo. No processo de pesquisa até então, estamos registrando um conjunto de saberes-fazeres, bem como uma gama de reflexões sobre os referidos saberes-fazeres e suas relações sociais, ambientais, econômicas e culturais, interpretados a partir da Etnofísica. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, os resultados aqui apresentados são de caráter parcial, mas já é possível fazermos algumas considerações. As primeiras análises mostram a importância do uso dos saberes-fazeres etnofísicos relacionados à termodinâmica, hidrodinâmica e forças nos ambientes observados.

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