O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa,realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Cuité/PB. A pesquisa teve como objetivo investigar quais os conceitos de combinatória e probabilidade podem surgir a partir de uma situação de ensino problematizadora . Foi desenvolvida na dinâmica de aula de Van de Walle (2009) e utilizou como ferramenta metodológica o jogo “Corrida de Cavalos” desenvolvido por Skovsmose (2008) e adaptado por Santos (2010). A partir da análise dos dados consideramos que a situação de ensino problematizadora, possibilitou que os alunos desenvolvessem alguns conceitos combinatórios e probabiliorísticos, como a compreensão de que diferentes possibilidades de soma podem existir um mesmo contexto, bem como o aspecto generalizante que existe no conceito combinatório. Tais considerações, nos fez perceber que somente jogo sem uma intervenção problematizadora, dialógica e reflexiva, pode não desenvolver e mobilizar nos alunos os conceitos combinatórios e probabilísticos que desejamos, é preciso que o processo de ensino permita que os alunos façam observações, reflexões e (re) significações .