Monitoria acadêmica é compreendida como atividade extracurricular, onde o aluno monitor participa de uma troca com docente, discentes. Ao docente cabe orientar e guiar o monitor ao viés do ensino, já ao monitor cabe estar sempre a par dos assuntos dados em sala para tirar dúvidas que possam surgir com os discentes no decorrer da ministração da disciplina, bem como, auxiliar nas práticas realizadas em laboratório. Este trabalho tem como objetivo correlacionar e discutir o papel do aluno monitor como agente facilitador do aprendizado, assim como, os benefícios obtidos por ele no que tocante ao contato com a docência e afinidade conquistada com os conteúdos ministrados pela disciplina. É importante ressaltar que o monitor não deve exercer as funções do professor na disciplina, ela apenas possibilita um contato mais direto com tais funções, o que por vezes desperta interesse pela carreira magistral. Para obtenção dos resultados apresentados, as informações foram extraídas da disciplina de Desenho Técnico, nos semestres 2014.2 a 2016.1 do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal da Paraíba. Findando a análise dos dados obtidos neste trabalho, concluímos que a atividade de monitoria desempenha um significativo papel na carreira acadêmica do aluno monitor, pois o mesmo necessita aprofundar-se no conteúdo da disciplina, além de despertar interesse na área da docência. Para os monitorandos, a oportunidade de dirimir dúvidas em horários fora da ministração da disciplina dando a oportunidade de fixar melhor os conteúdos e que é refletido em um melhor rendimento daqueles que buscam tal atividade.