Este estudo consiste em abordar as atividades realizadas pela equipe do Subprojeto Matemática do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus Cuité/PB pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com objetivos de conscientizar os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio nos meses de julho a dezembro de 2016 sobre as causas e consequências da produção de lixo eletrônico no Brasil. O objetivo desse artigo foi refletir com os estudantes do 1° ano “F” do ensino médio pequena vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com abordagem de pesquisa-ação, onde se utilizam técnicas de investigação para informar e melhorar a ação que se decide tomar na prática em sala de aula, assim aplicando a parte matemática no estudo, ou seja, a estatística. O problema constatado foi o descarte inadequado desses produtos, verificando os riscos à saúde, os problemas ambientais e sociais. Examinamos a necessidade do projeto, para discutir as informações quanto aos riscos que o lixo eletrônico pode causar à saúde, ao meio ambiente e à sociedade, visto que a cidade não dispõe de recolhimento específico para esses resíduos. Verificamos como os alunos conseguiam compreender a real situação do lixo eletrônico na escola, refletindo principalmente as questões sobre o assunto.