A estratégia da Educação em Saúde visa integrar saberes científicos multidisciplinares e de senso comum, permitindo aos envolvidos uma visão centrada, participativa e autônoma com a comunidade. O PES funciona com este objetivo, embasado nestas ideias de que a educação em saúde é essencialmente um instrumento de disseminação de informações para a população, fazendo com que as pessoas pensem de maneira geral sobre as condições e estilo de vida em que elas vivem, devendo não só fazer uma avaliação, mas também procurar mudar o que há de errado com a ajuda dos estudantes ou profissionais. Trabalhando a educação em saúde com palestras, amostras, encenações, panfletagem acaba chamando a atenção da população de maneira mais especial, por ser algo diferente, mas que dissemina informações tanto quanto instruções passadas em salas de aula, ou até mesmo mais do que isso, pois com estas formas de educar, a população consegue absorver bem mais as informações porque estarão entrando em contato com a teoria e prática ao mesmo tempo na maioria das vezes. Enfatiza que estas ações por parte dos alunos devem ser realizadas com alegria, esperança, convicção de que a mudança é possível, curiosidade, comprometimento, tomada de decisões e disponibilidade ao diálogo, sabendo escutar o outro em qualquer situação, além de que deve ser uma prática de liberdade do ser humano, na qual os conhecimentos são compartilhados entre os sujeitos que conhecem a realidade.