RESUMO: Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca por em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A assistência profissional deve estar voltada para além das técnicas, compreendendo o paciente em sua singularidade, conhecendo suas necessidades físicas e biopsicossociais, respeitando a sua autonomia. Este estudo trata-se de um relato de experiência que tem por objetivo descrever vivências relevantes na graduação em Enfermagem no processo de prestação do cuidado humanizado a um paciente idoso hospitalizado. Ao depararmo-nos com um paciente senil, fragilizado e vulnerável pudemos perceber o quão importante é a prestação do cuidado humanizado, onde, ao realizarmos as técnicas de acordo com o preconizado sempre mantínhamos a comunicação com o idoso, explicando-lhe o que estava acontecendo. Diante a este cenário do cuidado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário pudemos notar a presença de dois objetos principais no processo de cuidado, que são os estudantes de enfermagem e o paciente. O estudante de enfermagem, por sua vez, se depara com uma situação na qual tem que prestar a assistência devida, sem levar em conta apenas a técnica correta e a otimização do tempo, mas também voltar a atenção aquele idoso fragilizado que mostra no olhar a busca por atenção e respeito.