INTRODUÇÃO: No ambiente hospitalar o relacionamento interpessoal é complexo, pois relaciona o autoconhecimento, empatia, autoestima, ética e acima de tudo a comunicação. Considerando essa interação entre pessoas diferentes em um meio salutador, faz-se necessário conhecer e entender o comportamento humano dentro das organizações e compreender a importância da socialização dentro do trabalho, o grande desafio para o ser humano é conciliar a ternura, a cordialidade, e o cuidado à sua ocupação dentro de um ambiente de trabalho coletivo (CARDOZO; SILVA, 2014). Além dos aspectos políticos, sociais e econômicos, os aspectos emocionais e psicológicos também influenciam na convivência. Pode-se dizer que as relações interpessoais são importantes para entender o cuidado nas práticas em saúde, uma vez que são inerentes a estas e assim ajudar a solucionar possíveis conflitos. OBJETIVO: Identificação dos cuidados de enfermagem frente o relacionamento interpessoal no ambiente hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão literária com abordagem descritiva, realizada a partir da busca em artigos indexados no SciELO, os quais tiveram como critério de inclusão em língua portuguesa entre os anos 2012 e 2016. Foram selecionados quatro artigos para a análise e construção deste trabalho que ocorreram no período de agosto a novembro de 2016.RESULTADOS: A comunicação é elemento imprescindível nas relações interpessoais, estas normalmente se fixam na conversa, pois as pessoas acreditam que a palavra falada é meio para trocar informações. Contudo, os colaboradores das empresas devem atentar para linguagem corporal do sujeito, pois, na maioria das vezes o corpo afirma algo que as palavras tentam negar. E vice e versa (MOREIRA 2013). O homem por ser um ser social, necessita manter um contato com os outros membros da sua sociedade e de outras localidades também, neste contexto, a harmonia é imprescindível na união e no relacionamento de ambos, da mesma forma ocorre no atendimento da enfermagem na rede hospitalar, que para desempenhar com eficiência o cuidar e recuperação do cliente é primordial um relacionamento em conjunto das outras especialidades para que todas as necessidades do paciente sejam supridas com êxito. Tornando indispensável a interação com os outros componentes, tanto da mesma profissão, quanto de outras funções, em especial com a equipe médica, de fisioterapia e a de nutrição. CONCLUSÃO: Diante o exposto pela literatura, relacionar-se bem é de suma importância para enaltecer a sua carreira, quando existe uma relação positiva é mais provável que o ser humano consiga manter um equilíbrio, tenha mais facilidade para liderar a equipe e dessa forma adquira a confiança daqueles que necessitam dos seus serviços. É coerente que a fala assume um papel importante para o processo de interação entre um e outro, fundamenta-se no planejamento, na cooperação, e no respeito as diferenças, interagir com seus membros e sempre está disposto a ajudar nos serviços promovendo o bem estar e felicidade do outro é estrategia fundamental da Enfermagem.