A PRÁTICA HOSPITALAR NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
"2017-05-10 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27719 "edicao_id" => 58 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "A PRÁTICA HOSPITALAR NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM" "resumo" => "A experiência hospitalar vivenciada pelos estudantes é imprescindível para a formação do enfermeiro. Esse estudo tem como objetivo compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem frente à prática vivenciada no contexto hospitalar. Esse estudo é exploratório-descritivo e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada com discentes de enfermagem de uma Universidade Federal localizada no sertão da Paraíba, a partir de questionário estruturado. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, sendo aprovada sob registro CAE 56971916.2.0000.5575. Nota-se, a partir da análise das falas dos sujeitos, a percepção por parte dos discentes com relação ao distanciamento existente entre teoria e prática nos serviços de saúde. Esse distanciamento é tido como fator negativo durante o desempenho de suas habilidades, onde o acadêmico é avaliado quanto aos seus conhecimentos adquiridos, e, muitas vezes, depara-se com situações novas, não vistas em sala de aula ou vivenciadas de maneira diferente, trazendo consequências negativas ao aluno, pois este passa a executar atividades às quais não estava preparado. Pelo exposto, apreende-se a dicotomia existente entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática experimentada no ambiente hospitalar como condição prejudicial durante o processo de aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Enfermagem Assistencial" "palavra_chave" => "ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, ENFERMAGEM, PRÁTICA HOSPITALAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV069_MD1_SA1_ID577_09042017222440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:43:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA KAREN HOLANDA BRITO" "autor_nome_curto" => "PALOMA KAREN" "autor_email" => "pah.karen@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-congrefip" "edicao_nome" => "Anais VI CONGREFIP" "edicao_evento" => "VI Congresso de Enfermagem das FIP e I Simpósio Nacional de Enfermagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrefip/2017" "edicao_logo" => "5e4d95c05a740_19022020170832.png" "edicao_capa" => "5f1849bc0a3a7_22072020111420.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-05-10 00:00:00" "publicacao_id" => 36 "publicacao_nome" => "Anais CONGREFIP" "publicacao_codigo" => "2527-0060" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27719 "edicao_id" => 58 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "A PRÁTICA HOSPITALAR NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM" "resumo" => "A experiência hospitalar vivenciada pelos estudantes é imprescindível para a formação do enfermeiro. Esse estudo tem como objetivo compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem frente à prática vivenciada no contexto hospitalar. Esse estudo é exploratório-descritivo e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada com discentes de enfermagem de uma Universidade Federal localizada no sertão da Paraíba, a partir de questionário estruturado. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, sendo aprovada sob registro CAE 56971916.2.0000.5575. Nota-se, a partir da análise das falas dos sujeitos, a percepção por parte dos discentes com relação ao distanciamento existente entre teoria e prática nos serviços de saúde. Esse distanciamento é tido como fator negativo durante o desempenho de suas habilidades, onde o acadêmico é avaliado quanto aos seus conhecimentos adquiridos, e, muitas vezes, depara-se com situações novas, não vistas em sala de aula ou vivenciadas de maneira diferente, trazendo consequências negativas ao aluno, pois este passa a executar atividades às quais não estava preparado. Pelo exposto, apreende-se a dicotomia existente entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática experimentada no ambiente hospitalar como condição prejudicial durante o processo de aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Enfermagem Assistencial" "palavra_chave" => "ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, ENFERMAGEM, PRÁTICA HOSPITALAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV069_MD1_SA1_ID577_09042017222440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:43:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA KAREN HOLANDA BRITO" "autor_nome_curto" => "PALOMA KAREN" "autor_email" => "pah.karen@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-congrefip" "edicao_nome" => "Anais VI CONGREFIP" "edicao_evento" => "VI Congresso de Enfermagem das FIP e I Simpósio Nacional de Enfermagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrefip/2017" "edicao_logo" => "5e4d95c05a740_19022020170832.png" "edicao_capa" => "5f1849bc0a3a7_22072020111420.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-05-10 00:00:00" "publicacao_id" => 36 "publicacao_nome" => "Anais CONGREFIP" "publicacao_codigo" => "2527-0060" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }