Artigo Anais VI CONGREFIP

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0060

A PRÁTICA HOSPITALAR NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Palavra-chaves: ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, ENFERMAGEM, PRÁTICA HOSPITALAR Comunicação Oral (CO) Enfermagem Assistencial
"2017-05-10 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27719
    "edicao_id" => 58
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => "A PRÁTICA HOSPITALAR NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM"
    "resumo" => "A experiência hospitalar vivenciada pelos estudantes é imprescindível para a formação do enfermeiro. Esse estudo tem como objetivo compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem frente à prática vivenciada no contexto hospitalar. Esse estudo é exploratório-descritivo e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada com discentes de enfermagem de uma Universidade Federal localizada no sertão da Paraíba, a partir de questionário estruturado. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, sendo aprovada sob registro CAE 56971916.2.0000.5575. Nota-se, a partir da análise das falas dos sujeitos, a percepção por parte dos discentes com relação ao distanciamento existente entre teoria e prática nos serviços de saúde. Esse distanciamento é tido como fator negativo durante o desempenho de suas habilidades, onde o acadêmico é avaliado quanto aos seus conhecimentos adquiridos, e, muitas vezes, depara-se com situações novas, não vistas em sala de aula ou vivenciadas de maneira diferente, trazendo consequências negativas ao aluno, pois este passa a executar atividades às quais não estava preparado. Pelo exposto, apreende-se a dicotomia existente entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática experimentada no ambiente hospitalar como condição prejudicial durante o processo de aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Enfermagem Assistencial"
    "palavra_chave" => "ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, ENFERMAGEM, PRÁTICA HOSPITALAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV069_MD1_SA1_ID577_09042017222440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:43:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA KAREN HOLANDA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA KAREN"
    "autor_email" => "pah.karen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-congrefip"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONGREFIP"
    "edicao_evento" => "VI Congresso de Enfermagem das FIP e I Simpósio Nacional de Enfermagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrefip/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d95c05a740_19022020170832.png"
    "edicao_capa" => "5f1849bc0a3a7_22072020111420.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-05-10 00:00:00"
    "publicacao_id" => 36
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREFIP"
    "publicacao_codigo" => "2527-0060"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27719
    "edicao_id" => 58
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => "A PRÁTICA HOSPITALAR NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM"
    "resumo" => "A experiência hospitalar vivenciada pelos estudantes é imprescindível para a formação do enfermeiro. Esse estudo tem como objetivo compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem frente à prática vivenciada no contexto hospitalar. Esse estudo é exploratório-descritivo e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada com discentes de enfermagem de uma Universidade Federal localizada no sertão da Paraíba, a partir de questionário estruturado. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, sendo aprovada sob registro CAE 56971916.2.0000.5575. Nota-se, a partir da análise das falas dos sujeitos, a percepção por parte dos discentes com relação ao distanciamento existente entre teoria e prática nos serviços de saúde. Esse distanciamento é tido como fator negativo durante o desempenho de suas habilidades, onde o acadêmico é avaliado quanto aos seus conhecimentos adquiridos, e, muitas vezes, depara-se com situações novas, não vistas em sala de aula ou vivenciadas de maneira diferente, trazendo consequências negativas ao aluno, pois este passa a executar atividades às quais não estava preparado. Pelo exposto, apreende-se a dicotomia existente entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática experimentada no ambiente hospitalar como condição prejudicial durante o processo de aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Enfermagem Assistencial"
    "palavra_chave" => "ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, ENFERMAGEM, PRÁTICA HOSPITALAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV069_MD1_SA1_ID577_09042017222440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:43:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA KAREN HOLANDA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA KAREN"
    "autor_email" => "pah.karen@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-congrefip"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONGREFIP"
    "edicao_evento" => "VI Congresso de Enfermagem das FIP e I Simpósio Nacional de Enfermagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrefip/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d95c05a740_19022020170832.png"
    "edicao_capa" => "5f1849bc0a3a7_22072020111420.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-05-10 00:00:00"
    "publicacao_id" => 36
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREFIP"
    "publicacao_codigo" => "2527-0060"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de maio de 2017

Resumo

A experiência hospitalar vivenciada pelos estudantes é imprescindível para a formação do enfermeiro. Esse estudo tem como objetivo compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem frente à prática vivenciada no contexto hospitalar. Esse estudo é exploratório-descritivo e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada com discentes de enfermagem de uma Universidade Federal localizada no sertão da Paraíba, a partir de questionário estruturado. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, sendo aprovada sob registro CAE 56971916.2.0000.5575. Nota-se, a partir da análise das falas dos sujeitos, a percepção por parte dos discentes com relação ao distanciamento existente entre teoria e prática nos serviços de saúde. Esse distanciamento é tido como fator negativo durante o desempenho de suas habilidades, onde o acadêmico é avaliado quanto aos seus conhecimentos adquiridos, e, muitas vezes, depara-se com situações novas, não vistas em sala de aula ou vivenciadas de maneira diferente, trazendo consequências negativas ao aluno, pois este passa a executar atividades às quais não estava preparado. Pelo exposto, apreende-se a dicotomia existente entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática experimentada no ambiente hospitalar como condição prejudicial durante o processo de aprendizagem do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.