A experiência hospitalar vivenciada pelos estudantes é imprescindível para a formação do enfermeiro. Esse estudo tem como objetivo compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem frente à prática vivenciada no contexto hospitalar. Esse estudo é exploratório-descritivo e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada com discentes de enfermagem de uma Universidade Federal localizada no sertão da Paraíba, a partir de questionário estruturado. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, sendo aprovada sob registro CAE 56971916.2.0000.5575. Nota-se, a partir da análise das falas dos sujeitos, a percepção por parte dos discentes com relação ao distanciamento existente entre teoria e prática nos serviços de saúde. Esse distanciamento é tido como fator negativo durante o desempenho de suas habilidades, onde o acadêmico é avaliado quanto aos seus conhecimentos adquiridos, e, muitas vezes, depara-se com situações novas, não vistas em sala de aula ou vivenciadas de maneira diferente, trazendo consequências negativas ao aluno, pois este passa a executar atividades às quais não estava preparado. Pelo exposto, apreende-se a dicotomia existente entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática experimentada no ambiente hospitalar como condição prejudicial durante o processo de aprendizagem do aluno.