O presente trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa mais ampla e objetiva analisar os processos de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem oral em crianças inseridas em contextos de Educação Infantil, bem como discutir os modos como essa linguagem pode ser concebida e trabalhada através de práticas pedagógicas envolvendo gêneros textuais da oralidade. A metodologia teórica orienta-se por princípios da pesquisa qualitativa e da abordagem histórico-cultural de Vygotsky, uma vez que defendemos o ser humano não como produto da natureza, mas da cultura, carregado de histórias e singularidades, não sendo possível, portanto, uma análise em termos de quantidade. Partindo desse pressuposto e considerando que os indivíduos – ou, mais especificamente, as crianças – não aprendem e se desenvolvem sozinhos, mas em comunhão com seus pares, sejam adultos ou outras crianças, defendemos que os gêneros textuais que estão no âmbito da oralidade (como parlendas, poemas, cantigas de roda, entre outros) sejam um importante meio para o estabelecimento de práticas pedagógicas que promovam a interação e a mediação e, através destas atitudes, a criança aprenda e atinja níveis cada vez mais elevados do desenvolvimento. Além disso, tais gêneros textuais têm a capacidade, através do planejamento do profissional docente, de respeitar a subjetividade do público a que se direciona tal pesquisa. Ou seja, entendendo a infância como a fase da fantasia, da imaginação e da criatividade – desde que sejam propiciados momentos para a vivência de tais características –, os gêneros textuais já citados abrem espaço para o trabalho com a língua falada de forma lúdica e prazerosa, de modo que a criança brinque com as palavras, ao passo que aprende, significa e ressignifica. O estudo nos possibilitou ampliar e consolidar nossas concepções sobre linguagem, linguagem oral, seu aprendizado e desenvolvimento, bem como compreender que essa deve ser trabalhada nas instituições de Educação Infantil, como fixada em documentos nacionais oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, podendo ser inserida em práticas envolvendo variados gêneros textuais.