Artigo Anais II CONEPETRO

ANAIS de Evento

ISSN: 2446-8339

“PROCESSOS DE SEPARAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DE HIDROCARBONETOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA”

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Publicado em 10 de agosto de 2016

Resumo

O processamento primário corresponde a última etapa da produção de petróleo e gás natural, ou seja, ocorrem logo após o petróleo e gás saírem do reservatório e alcançarem a superfície. Esse processamento também antecede as etapas de transporte e refino do óleo produzido. O objetivo do processamento primário consiste em remover a água e outros agentes que dificultariam o transporte e manutenção das linhas de transporte. Os hidrocarbonetos são fontes de bastante interesse e disputa no cenário geopolítico.As etapas necessárias para produção do mesmo passam por uma longa cadeia produtiva onde a mesma culmina no processamento primário, que é onde o petróleo e gás produzidos são separados, e também retiradas as impurezas (água, sais e sedimentos, compostos corrosivos) para garantir o escoamento da produção. A existência de hidrocarbonetos no cotidiano das pessoas precede a era moderna. Na antiguidade o petróleo e seus derivados tinham várias utilidades como: calafetação de embarcações, assentamento de tijolos, pavimentação de estradas, embalsamamento dos mortos, entre outras utilidades. Neste trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica procurando entender um pouco do desenvolvimento da indústria do petróleo a nível mundial, da América do Sul, do Brasil e do Rio Grande do Norte. Adicionalmente também foram estudadas as principais características químicas do petróleo (analisando as classificações dos seus hidrocarbonetos e as características químicas das suas impurezas mais comuns), as propriedades dos seus reservatórios e comportamento de fases dos hidrocarbonetos no reservatório e principalmente como ocorre o processamento primário desse importante recurso energético, onde este tem bastante interesse para indústria de petróleo por permitir que os custos de transporte e armazenamento sejam reduzidos de maneira significativa através do aumento da eficiência energética, dos problemas de corrosão e de paradas para manutenção devido à obstrução das tubulações causadas por hidratos.

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