O setor de transporte é dado como o maior consumidor de combustíveis fósseis. E esses tipos de combustíveis são considerados uma ameaça ao ar atmosférico, principalmente o óleo diesel, que é bastante utilizado no território brasileiro no transporte de carga e passageiros devido ao seu baixo custo. No entanto, sua utilização pode ser fatal tanto para o ser humano como para o meio ambiente. Segundo a Organização mundial de Saúde, as emissões veiculares são uma das principais causadoras do câncer de pulmão, ganhando até mesmo do uso do cigarro. Sem contar as inúmeras doenças respiratórias motivadas pela inalação do ar poluído, por causa das emissões veiculares. Atualmente o biodiesel, vem sendo considerado uma inovação de combustível, capaz de reduzir os níveis de emissão de poluentes gasosos. Portanto, nesse trabalho foram realizados ensaios para determinar as emissões gasosas quando utilizado diferentes misturas de diesel e biodiesel, com 7%, 20% e 50% de biodiesel adicionado ao diesel, além do biodiesel puro (100%), em um dispositivo, conhecido como Smoke Meter, que mede através do método de papel de filtro, a concentração de fuligem dos gases de escape de motores a diesel, apresentando o resultado em três parâmetros complementares, o FSN (Filter Smoke Number), o teor de fuligem e o nível de poluição. A medição desses parâmetros mostra que a principal solução para diminuir os impactos causados pelo uso de combustíveis mineral é a utilização de misturas de biodiesel com diesel, ou até mesmo do biodiesel puro.