ABORDAGEM DO JOGO TRILHANDO NA MATEMÁTICA AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA DE REVISÃO NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26395 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 843 "titulo" => "ABORDAGEM DO JOGO TRILHANDO NA MATEMÁTICA AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA DE REVISÃO NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O método tradicional de ensino que, por muitas vezes, foi associado à disciplina Matemática está cada vez mais dando espaço às novas práticas pedagógicas que facilitam a aprendizagem dos estudantes, sendo essas práticas chamadas de Tendências da Educação Matemática, destacando-se entre elas a de Jogos matemáticos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as contribuições do jogo Trilhando na Matemática Ambiental nas turmas da 2º ano do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo, fez-se necessário uma revisão bibliográfica sobre as contribuições dos jogos matemáticos no ensino da matemática, analisar as potencialidades didáticas alcançadas com a aplicação do jogo Trilhando na Matemática Ambiental, desenvolver um novo jogo (Trilhando na Matemática Ambiental) que aborde alguns conteúdos do Ensino Médio e que sirva de revisão para a 2º ano. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, tendo como instrumento de pesquisa questionários direcionados aos alunos, os quais têm perguntas abertas. A aplicação do questionário ocorreu numa Escola Pública na cidade de Juazeiro- BA e contemplou as turmas da 2º série do Ensino Médio. Foi aplicado o jogo Trilhando na Matemática Ambiental, sendo assim um jogo de tabuleiro, elaborado nesta pesquisa, visando à revisão dos conteúdos de frações, porcentagem, estatística, progressão geométrica, progressão aritmética e função afim. Com o presente estudo, foi possível contribuir com o ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, como também obter um diagnóstico sobre a abordagem desse jogo na escola campo de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO MÉDIO, REVISÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID843_31102016000509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILKA FRANCISCA DE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILKA ALMEIDA" "autor_email" => "gilka.santos@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE- CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26395 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 843 "titulo" => "ABORDAGEM DO JOGO TRILHANDO NA MATEMÁTICA AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA DE REVISÃO NAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O método tradicional de ensino que, por muitas vezes, foi associado à disciplina Matemática está cada vez mais dando espaço às novas práticas pedagógicas que facilitam a aprendizagem dos estudantes, sendo essas práticas chamadas de Tendências da Educação Matemática, destacando-se entre elas a de Jogos matemáticos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as contribuições do jogo Trilhando na Matemática Ambiental nas turmas da 2º ano do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo, fez-se necessário uma revisão bibliográfica sobre as contribuições dos jogos matemáticos no ensino da matemática, analisar as potencialidades didáticas alcançadas com a aplicação do jogo Trilhando na Matemática Ambiental, desenvolver um novo jogo (Trilhando na Matemática Ambiental) que aborde alguns conteúdos do Ensino Médio e que sirva de revisão para a 2º ano. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, tendo como instrumento de pesquisa questionários direcionados aos alunos, os quais têm perguntas abertas. A aplicação do questionário ocorreu numa Escola Pública na cidade de Juazeiro- BA e contemplou as turmas da 2º série do Ensino Médio. Foi aplicado o jogo Trilhando na Matemática Ambiental, sendo assim um jogo de tabuleiro, elaborado nesta pesquisa, visando à revisão dos conteúdos de frações, porcentagem, estatística, progressão geométrica, progressão aritmética e função afim. Com o presente estudo, foi possível contribuir com o ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, como também obter um diagnóstico sobre a abordagem desse jogo na escola campo de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO MÉDIO, REVISÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID843_31102016000509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILKA FRANCISCA DE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILKA ALMEIDA" "autor_email" => "gilka.santos@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE- CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }