O método tradicional de ensino que, por muitas vezes, foi associado à disciplina Matemática está cada vez mais dando espaço às novas práticas pedagógicas que facilitam a aprendizagem dos estudantes, sendo essas práticas chamadas de Tendências da Educação Matemática, destacando-se entre elas a de Jogos matemáticos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as contribuições do jogo Trilhando na Matemática Ambiental nas turmas da 2º ano do Ensino Médio. Para atingir esse objetivo, fez-se necessário uma revisão bibliográfica sobre as contribuições dos jogos matemáticos no ensino da matemática, analisar as potencialidades didáticas alcançadas com a aplicação do jogo Trilhando na Matemática Ambiental, desenvolver um novo jogo (Trilhando na Matemática Ambiental) que aborde alguns conteúdos do Ensino Médio e que sirva de revisão para a 2º ano. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, tendo como instrumento de pesquisa questionários direcionados aos alunos, os quais têm perguntas abertas. A aplicação do questionário ocorreu numa Escola Pública na cidade de Juazeiro- BA e contemplou as turmas da 2º série do Ensino Médio. Foi aplicado o jogo Trilhando na Matemática Ambiental, sendo assim um jogo de tabuleiro, elaborado nesta pesquisa, visando à revisão dos conteúdos de frações, porcentagem, estatística, progressão geométrica, progressão aritmética e função afim. Com o presente estudo, foi possível contribuir com o ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos, como também obter um diagnóstico sobre a abordagem desse jogo na escola campo de pesquisa.