O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA ABORDAGEM ALGÉBRICA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26323 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 697 "titulo" => "O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA ABORDAGEM ALGÉBRICA" "resumo" => "O seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma intervenção realizada com os alunos da 2° série do Ensino Médio, na Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, localizada na cidade de Tangará-RN, abordando o material manipulável Geoplano como instrumento didático para o ensino de Matemática. Este surgiu durante as aulas da disciplina Laboratório de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz (IFRN - SC). O trabalho ora proposto desenvolveu-se a partir de um estudo prático e tem como objetivo refletir de forma situada sobre o uso do material manipulável Geoplano como recurso didático nas aulas de Matemática no ensino de Sequência. Nosso estudo consistiu-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica acerca do que é o Geoplano, como utiliza-lo como recurso didático no ensino de Matemática, assim como averiguar o uso do Geoplano para outros meios de ensinar Matemática que não fosse geometria. A análise dos dados da intervenção foi feita a partir das aproximações das respostas dadas pelos alunos, chegando a uma resposta equivalente a dos estudantes, sendo cada questão separada e analisada por categorias. Os dados coletados foram organizados em forma de tabelas e gráficos para melhor interpretação. O resultado da intervenção mostrou-se satisfatório, pois podemos perceber que os alunos conseguiram compreender o que é uma Sequência apenas com a atividade proposta através do uso do Geoplano, fazendo com que o uso desse material possibilitasse aos estudantes um conhecimento básico sobre o que é uma Sequência. Portanto a utilização do Geoplano como recurso didático, nesse estudo, mostrou-se eficaz no ensino de Sequência, dessa forma podemos concluir que essa intervenção cumpriu seu objetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "MATERIAL MANIPULÁVEL., GEOPLANO, SEQUÊNCIA, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID697_14112016153613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXSUEL DA SILVA EMILIANO" "autor_nome_curto" => "MAXSUEL" "autor_email" => "maxsuel_emiliano@hotmail." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26323 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 697 "titulo" => "O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA ABORDAGEM ALGÉBRICA" "resumo" => "O seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma intervenção realizada com os alunos da 2° série do Ensino Médio, na Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, localizada na cidade de Tangará-RN, abordando o material manipulável Geoplano como instrumento didático para o ensino de Matemática. Este surgiu durante as aulas da disciplina Laboratório de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz (IFRN - SC). O trabalho ora proposto desenvolveu-se a partir de um estudo prático e tem como objetivo refletir de forma situada sobre o uso do material manipulável Geoplano como recurso didático nas aulas de Matemática no ensino de Sequência. Nosso estudo consistiu-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica acerca do que é o Geoplano, como utiliza-lo como recurso didático no ensino de Matemática, assim como averiguar o uso do Geoplano para outros meios de ensinar Matemática que não fosse geometria. A análise dos dados da intervenção foi feita a partir das aproximações das respostas dadas pelos alunos, chegando a uma resposta equivalente a dos estudantes, sendo cada questão separada e analisada por categorias. Os dados coletados foram organizados em forma de tabelas e gráficos para melhor interpretação. O resultado da intervenção mostrou-se satisfatório, pois podemos perceber que os alunos conseguiram compreender o que é uma Sequência apenas com a atividade proposta através do uso do Geoplano, fazendo com que o uso desse material possibilitasse aos estudantes um conhecimento básico sobre o que é uma Sequência. Portanto a utilização do Geoplano como recurso didático, nesse estudo, mostrou-se eficaz no ensino de Sequência, dessa forma podemos concluir que essa intervenção cumpriu seu objetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "MATERIAL MANIPULÁVEL., GEOPLANO, SEQUÊNCIA, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID697_14112016153613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAXSUEL DA SILVA EMILIANO" "autor_nome_curto" => "MAXSUEL" "autor_email" => "maxsuel_emiliano@hotmail." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }