Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR: INTÉRPRETE DE LIBRAS

Palavra-chaves: ESCOLA, INTÉRPRETE DE LIBRAS, SURDO, OVINTE Comunicação Oral (CO) ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão
0 of 0
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26315 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 310 "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR: INTÉRPRETE DE LIBRAS" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo no contexto educacional. Uma vez que será ressaltado o papel do intérprete de libras junto ao aluno surdo, sua postura, seu perfil ético, e ainda destacar como esse profissional dever atuar em sala de aula. Neste sentido, o artigo procura mostrar como o processo de inclusão do intérprete de libras favorece a aprendizagem do aluno surdo com os demais ouvintes em sala de aula. O intérprete de libras possui um papel essencial na interação do aluno surdo/professor/aluno, já que o intérprete é o elo de comunicação entre o aluno surdo/ouvintes, uma vez que a comunicação é importante para os homens, em que a língua de sinais a libras é uma ferramenta que auxilia na comunicação dos surdos/ ouvintes, isto é, cabe ao intérprete de libras dar assistência tanto ao aluno surdo como aos ouvintes, assim, para que haja uma interação é necessário uma comunicação entre eles, aluno surdo/ouvintes. A Educação, um termo amplo que visa como ato ou efeito de educar os indivíduos num processo de desenvolvimento das capacidades físicas, moral e intelectual, que busca garantir uma integração individual e social. O aluno surdo tem direito de ter um intérprete de Libras em sala de aula, auxiliando-o na comunicação entre professor/aluno, pois cabe à escola e a sociedade rever seu papel perante o assunto da inclusão, e ainda há bastante preconceito em torno desta questão, uma vez que os surdos como qualquer outra pessoa com deficiência enfrentam algum tipo de dificuldade em seu cotidiano.Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo no contexto educacional. Uma vez que será ressalt" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "ESCOLA, INTÉRPRETE DE LIBRAS, SURDO, OVINTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID310_28102016135717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA D ARC DUTRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOANA D ARC" "autor_email" => "joana.dutra@hotmail.com.b" "autor_ies" => "UEPB/CAMPOS IV CATOLÉ DO ROCHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26315 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 310 "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR: INTÉRPRETE DE LIBRAS" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo no contexto educacional. Uma vez que será ressaltado o papel do intérprete de libras junto ao aluno surdo, sua postura, seu perfil ético, e ainda destacar como esse profissional dever atuar em sala de aula. Neste sentido, o artigo procura mostrar como o processo de inclusão do intérprete de libras favorece a aprendizagem do aluno surdo com os demais ouvintes em sala de aula. O intérprete de libras possui um papel essencial na interação do aluno surdo/professor/aluno, já que o intérprete é o elo de comunicação entre o aluno surdo/ouvintes, uma vez que a comunicação é importante para os homens, em que a língua de sinais a libras é uma ferramenta que auxilia na comunicação dos surdos/ ouvintes, isto é, cabe ao intérprete de libras dar assistência tanto ao aluno surdo como aos ouvintes, assim, para que haja uma interação é necessário uma comunicação entre eles, aluno surdo/ouvintes. A Educação, um termo amplo que visa como ato ou efeito de educar os indivíduos num processo de desenvolvimento das capacidades físicas, moral e intelectual, que busca garantir uma integração individual e social. O aluno surdo tem direito de ter um intérprete de Libras em sala de aula, auxiliando-o na comunicação entre professor/aluno, pois cabe à escola e a sociedade rever seu papel perante o assunto da inclusão, e ainda há bastante preconceito em torno desta questão, uma vez que os surdos como qualquer outra pessoa com deficiência enfrentam algum tipo de dificuldade em seu cotidiano.Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo no contexto educacional. Uma vez que será ressalt" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão" "palavra_chave" => "ESCOLA, INTÉRPRETE DE LIBRAS, SURDO, OVINTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID310_28102016135717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA D ARC DUTRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOANA D ARC" "autor_email" => "joana.dutra@hotmail.com.b" "autor_ies" => "UEPB/CAMPOS IV CATOLÉ DO ROCHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo no contexto educacional. Uma vez que será ressaltado o papel do intérprete de libras junto ao aluno surdo, sua postura, seu perfil ético, e ainda destacar como esse profissional dever atuar em sala de aula. Neste sentido, o artigo procura mostrar como o processo de inclusão do intérprete de libras favorece a aprendizagem do aluno surdo com os demais ouvintes em sala de aula. O intérprete de libras possui um papel essencial na interação do aluno surdo/professor/aluno, já que o intérprete é o elo de comunicação entre o aluno surdo/ouvintes, uma vez que a comunicação é importante para os homens, em que a língua de sinais a libras é uma ferramenta que auxilia na comunicação dos surdos/ ouvintes, isto é, cabe ao intérprete de libras dar assistência tanto ao aluno surdo como aos ouvintes, assim, para que haja uma interação é necessário uma comunicação entre eles, aluno surdo/ouvintes. A Educação, um termo amplo que visa como ato ou efeito de educar os indivíduos num processo de desenvolvimento das capacidades físicas, moral e intelectual, que busca garantir uma integração individual e social. O aluno surdo tem direito de ter um intérprete de Libras em sala de aula, auxiliando-o na comunicação entre professor/aluno, pois cabe à escola e a sociedade rever seu papel perante o assunto da inclusão, e ainda há bastante preconceito em torno desta questão, uma vez que os surdos como qualquer outra pessoa com deficiência enfrentam algum tipo de dificuldade em seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.