FEITOSA, Bruna Lauana Carvalho et al.. Registro docente: o passo a passo da aprendizagem. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26348>. Acesso em: 23/11/2024 19:55
O presente trabalho aborda a importância dos registros docentes no desenvolver da vida estudantil de cada criança. Para o mesmo utiliza-se alguns dados investigativos qualitativos colhidos por meio de análises em uma escola de Educação Infantil nas salas “C” e “D” da pré-escola em Água Nova-RN, as quais discutem a periodicidade dos registros, o enfoque, critérios utilizados, assim como a elaboração dos mesmos, e ainda como estes registros estão sendo documentados. Trabalha-se ainda a oralidade dos docentes ao desenvolverem seus dados e relatarem o acompanhamento de seus alunos, a precariedade quanto à escrita e dificuldades em expor soluções pedagógicas para problemas abordados, as consequências da quebra do acompanhamento escolar, ausência da família como parte essencial no percurso educativo das crianças e a formação docente em relação ao preparo destes profissionais para elaborarem, entenderem e lidarem com os registros escolares. Como também, demonstrar a relevância dos registros docentes de forma que as crianças sejam o foco dos mesmos, em contrapartida, relatar as possíveis consequências da ausência ou deficiência desses dados na vida escolar infantil. Trata-se também do repasse dos registros, ou nesse caso, o não repasse, tendo em vista as maleficências disto. Na pesquisa acompanha-se também a transição das crianças descritas nos registros em mãos até o ingresso nos anos iniciais, a fim de detectar, ou não, o que de fato foi colocado. E, se medidas foram/estão ou não sendo tomadas para suprimento das necessidades dos alunos. Para assim compreender se de fato os registros escolares tem desenvolvido o seu importante papel na vida estudantil das crianças, enquanto alunos, e contribuído com o trabalho docente na elaboração de suas práticas pedagógicas a fim de que as mesmas estejam embasadas nas habilidades e necessidades de cada aluno.