A CRÔNICA COMO FORMADORA DE LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS: ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26161 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "A CRÔNICA COMO FORMADORA DE LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS: ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Sabemos que o ensino dos gêneros literários requer uma aproximação com diversos tipos de leitura principalmente em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento. Por esse motivo é preciso pensar num objetivo para estudar e ensinar literatura. Além do mais a leitura e produção dos gêneros literários torna-se indispensável para a construção do conhecimento e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Dessa forma este artigo observa o ensino de gêneros literários em sala de aula mais especificamente a crônica, gênero trabalhado em um projeto desenvolvido pelo PIBID/UERN/CAMEAM em consonância com a OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”), em duas turmas da 1° série “A e B” do Ensino Médio na escola Estadual José Fernandes de Melo na cidade de Pau dos Ferros/RN. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o ensino da crônica em sala de aula através do relato de experiência que vivenciamos. Sendo assim, buscamos subsídios em alguns autores que discutem o trabalho desse gênero e como podemos conceituá-lo, como Marcuschi (2002), Coutinho (2004), Silveira (2009), entre outros. Nesse intuito analisaremos como relato de experiência o projeto “Crônica uma prosa bem afiada” para tecer a importância desse gênero no desenvolvimento tanto da leitura como da escrita dos estudantes. Portanto, esperamos que o presente artigo contribua de forma significativa para o ensino e aprendizagem, tendo como resultado o incentivo da leitura e escrita e ao mesmo tempo formando leitores críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "GÊNEROS LITERÁRIOS, LITERATURA, CRÔNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID482_14112016181705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA RANGEL ALVES DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA RANGEL" "autor_email" => "marciarangelrn@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26161 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "A CRÔNICA COMO FORMADORA DE LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS: ANÁLISE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Sabemos que o ensino dos gêneros literários requer uma aproximação com diversos tipos de leitura principalmente em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento. Por esse motivo é preciso pensar num objetivo para estudar e ensinar literatura. Além do mais a leitura e produção dos gêneros literários torna-se indispensável para a construção do conhecimento e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Dessa forma este artigo observa o ensino de gêneros literários em sala de aula mais especificamente a crônica, gênero trabalhado em um projeto desenvolvido pelo PIBID/UERN/CAMEAM em consonância com a OLP (Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”), em duas turmas da 1° série “A e B” do Ensino Médio na escola Estadual José Fernandes de Melo na cidade de Pau dos Ferros/RN. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o ensino da crônica em sala de aula através do relato de experiência que vivenciamos. Sendo assim, buscamos subsídios em alguns autores que discutem o trabalho desse gênero e como podemos conceituá-lo, como Marcuschi (2002), Coutinho (2004), Silveira (2009), entre outros. Nesse intuito analisaremos como relato de experiência o projeto “Crônica uma prosa bem afiada” para tecer a importância desse gênero no desenvolvimento tanto da leitura como da escrita dos estudantes. Portanto, esperamos que o presente artigo contribua de forma significativa para o ensino e aprendizagem, tendo como resultado o incentivo da leitura e escrita e ao mesmo tempo formando leitores críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "GÊNEROS LITERÁRIOS, LITERATURA, CRÔNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID482_14112016181705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA RANGEL ALVES DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA RANGEL" "autor_email" => "marciarangelrn@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }