CAVALCANTE, Maria Da Paz et al.. Interpretar e desenvolver a consciência histórica crítica. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26273>. Acesso em: 23/11/2024 22:14
O presente trabalho discute sobre a interpretação de texto de história e o desenvolvimento da consciência histórica crítica de alunos do Ensino Médio. Objetiva refletir acerca de como os alunos, da segunda série dessa etapa de ensino, realizam a interpretação de um texto (escrito) de história, enquanto buscam desenvolver a sua consciência histórica crítica. Utiliza-se para isso de um documento histórico, Carta de Pero Vaz de Caminha a D. Manuel, datada de Porto Seguro em 1 de maio de 1500 e de um meio de ensino, denominado de mapa da atividade. Optou-se pela pesquisa colaborativa, empregando como procedimento a observação reflexiva e se utilizou como recurso o portfólio no qual os discentes registraram suas interpretações. Os resultados revelam que os educandos apreenderam o procedimento para interpretar a carta de Pero Vaz de Caminha e que algumas narrativas sinalizam que eles se encontram em um processo de desenvolvimento da consciência histórica crítica, como: a de que as relações entre as ideias da carta revelam que os portugueses encontraram uma riqueza que alimentaria o lucro da coroa portuguesa; que Caminha se posiciona no texto por relatar o que seria de interesse do Rei de Portugal e que informando o que tinha visto representava um começo de posse das terras do Brasil e, ainda, que essa carta é valiosa para a compreensão da história do nosso país. Este estudo pode contribuir na ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da História no âmbito escolar.