Neste trabalho temos como principal objetivo apresentar um estudo sobre a história secreta em um dos contos de Julio Cortázar. A pesquisa aqui relatada traz os resultados da investigação realizada no âmbito do projeto PIVIC - UFPB, intitulado O conto e a teoria da história secreta, através do plano de trabalho: “A narrativa de Cortázar à luz da teoria da história secreta”. Tomamos como base para nosso estudo os textos de Piglia (2000), Poe (1999), Cortázar (2014) e Leite (2002). Estes autores foram fundamentais para a análise do conto Circe de Julio Cortázar. Nossa pesquisa é de cunho bibliográfico descritiva, baseada na leitura crítico-analítica dos textos citados. Nossa meta foi investigar a história secreta em Circe, tomando como base a teoria proposta por Ricardo Piglia na qual afirma que um conto sempre conta duas histórias: uma secreta e uma visível. Partindo de uma comparação entre o conto de Cortázar e a mitologia grega, buscamos apresentar ao leitor uma versão para a revelação do segredo de Circe. Neste conto, o autor consegue envolver o leitor em um jogo de tensão, articulando a história secreta, com o que está sendo narrado, que termina por influenciá-lo na sua interpretação da história secreta. Apresentamos também uma breve abordagem sobre os tipos de narradores e como eles atuam na trama. Nessa abordagem nos centramos no narrador testemunha, uma vez que esse é o tipo de narrador presente no conto estudado.