MINI EXAME DO ESTADO MENTAL: UMA RELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE E ENVELHECIMENTO
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Para análise comparativa com a escolaridade foram utilizados o escore do MEEM e, especificamente, duas das suas funções cognitivas (atenção e cálculo e linguagem). Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética da UFPB. Resultados: A amostra foi composta por grupos etários distribuídos em: (G1) 47,37% de 60 a 69 anos, (G2) 31,58% de 70 a 79 anos e (G3) 21,05% com 80 anos ou mais, sendo quatro homens e 15 mulheres, com média de 70,84 anos de idade (DP = 8,22). As médias encontradas em relação aos escores do MEEM, para cada grupo foram de: G1=27, G2=24,83 e G3=24. O nível educacional variou do não alfabetizado (GNA=21,05%) para o alfabetizado (GA=78,95%). Em relação à orientação temporal, orientação espacial e registro, G1 (MD= 5; 5; 3), G2 (MD=4,83; 4,83; 3) e G3 (MD= 5; 4,75; 2,5) não apresentaram diferença relevante intergrupo. 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