O meio ambiente tem sido tema de discussões em diversas áreas do conhecimento, e tem sido a questão que mais preocupa o mundo atualmente, uma vez que a preservação dos recursos naturais que não são inesgotáveis precisa ser revista e a humanidade precisa deles para sobreviver. O trabalho apresenta uma pesquisa com estudantes e professores do 6º ao 9º ano das turmas de educação de jovens e adultos em uma escola pública do município de Mauriti CE no que se refere às práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula para identificar até que ponto à temática ambiental está sendo contextualizada e a sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem. Procurou-se conhecer o entendimento dos alunos e professores sobre o meio ambiente, a educação ambiental e a abordagem utilizada em sala de aula a respeito da temática, observando como os professores e alunos privilegiam as questões do ambiente local e contribuem para o saber dos alunos e dos agricultores do local, a maioria agricultor e ou filho de agricultor. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo, a aplicação de questionários. Ressalta-se da análise a relevância do conhecimento ambiental dos participantes e o papel da escola na constituição deste conhecimento. Conclui-se pela recomendação que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.