O meio ambiente tem se destacado como um dos temas mais debatidos pela sociedade contemporânea. Impactos causados pelo desmatamento, o uso de agrotóxicos, poluição e outras ações humanas, são preocupações constantes e vem sendo discutidas visando, ora a preservação, ora a conservação dos recursos naturais, buscando uma sociedade mais consciente e sustentável. Com base nessas informações, a Educação Ambiental (EA) se torna uma ferramenta imprescindível neste contexto. A escola é a principal formadora de opiniões da sociedade. Por esse motivo, é fundamental que as iniciativas de EA tenham início no ambiente escolar. O primeiro passo para trabalhar é criar, na escola, um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas e também a comunidade. A busca da qualidade alimentar está se tornando uma das principais preocupações dos consumidores consciente. Atualmente, as motivações para o consumo de alimentos orgânicos variam em função do país, da cultura e dos produtos que se analisa. No entanto, percebe-se que existe uma tendência de o consumidor orgânico privilegiar, em primeiro lugar, aspectos relacionados à saúde e sua ligação com os alimentos, em seguida ao meio ambiente e, por último, a questão do sabor e frescor dos alimentos orgânicos. A Horta Didática (HD) possui a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional de crianças e jovens de escolas e comunidades não devendo apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas ser trabalhada como um processo pedagógico, sendo inserida no ambiente escolar como um laboratório vivo, possibilitando o desenvolvimento da interdisciplinaridade na EA. Diante do exposto, objetivou-se desenvolver um trabalho de revitalização na Horta Didática do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, como instrumento de conscientização da importância de integralizar conhecimentos teóricos e práticos, bem como proporcionar um maior contato dos alunos com a natureza. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011, com os alunos do 6º ano do ensino fundamental II do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, pertencente ao município de Catolé do Rocha – PB. De acordo com a classificação de Köppen, a região possui clima quente e seco do tipo BShw’ com duas estações distintas uma chuvosa e outra seca. Para a implantação da horta, de início foram realizadas reuniões e planejamentos com a direção e professores para mostrar a importância do projeto para a escola. Os canteiros foram confeccionados e irrigados manualmente, deixando em repouso por três dias para que houvesse uma homogeneidade entre o adubo e o solo. Após o descanso, houve o momento mais esperados pelos alunos, a semeadura. Portanto, este trabalho contribui de forma sustentável, mostrando aos futuros educadores a importância da preocupação com a evolução da aprendizagem, pois se sabe o quanto ela contribui para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente. Essa experiência foi de uma grandeza imensa para minha formação como educador, podendo assim avaliar e sentir de maneira mais ampla, o meu papel de "levar conhecimento”, transmitir informações para alunos, professores e funcionários.