Durante as últimas décadas, a maioria das cidades brasileiras parece experimentar uma diversidade de tendências insustentáveis que comprometem o equilíbrio entre população e o consumo de recursos naturais, o que tem refletido negativamente na qualidade de vida (GUEDES, 2009). O Gerenciamento da Demanda de Água (GDA), segundo Estevan (1999), contempla um conjunto de atividades que permitem reduzir a demanda de água, melhorar a eficiência em seu uso e evitar a deterioração dos recursos hídricos, essas atividades são divididas em 3 níveis, o nível macro que são as ações voltadas para o sistema hidrográfico, o nível meso que são as atividades aplicadas em sistemas públicos urbanos de abastecimento de água e de coleta de esgoto sanitário, e, por fim, o nível micro que são atividades aplicáveis aos sistemas prediais. Diante disto, esta pesquisa tem com objetivo geral avaliar medidas e alternativas do gerenciamento da demanda de água a nível micro, com aplicação do estudo no prédio do IF sertão Pernambucano, campus Salgueiro/PE. O prédio em estudo está localizado na zona rural do município de Salgueiro. A cidade é situada na mesorregião Sertão e na Microrregião Médio Capibaribe do Estado de Pernambuco, estando inserida na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semiárido nordestino, com precipitação média anual de 431,8 mm, passando, por vezes, pela escassez de água. (CPRM, 2005). Foi escolhido para aplicação das alternativas de gerenciamento da demanda de água um prédio escolar, visando a preparação de gestores e multiplicadores, para atuarem na sociedade, conscientizando e motivando novas atitudes quanto ao uso eficiente da água nas edificações locais. Os resultados desta pesquisa mostra que a instituição necessita de um plano de gerenciamento da demanda de água.