Na região semiárida diversos fatores contribuem na determinação da ocorrência de eutrofização dos recursos hídricos tornando-os enviáveis para o consumo humano, por exemplo, a contaminação dos corpos hídricos provenientes de atividades industriais, domésticas e agrícolas. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e o uso dos recursos hídricos dos alunos da escola Professor José Gomes Alves, Patos, Paraíba. Foram entrevistados 67 alunos por meio da aplicação de um questionário constituído por 10 afirmativas (Escala de Likert). A análise dos dados foi por meio da estatística descritiva, a partir das frequências de percentuais de suas alternativas de respostas. Os resultados reportaram que 47,7% (n = 32) dos alunos entrevistados afirmaram ter um alto consumo de água. Além disso, 66,1% (n = 44) viam a água como um recurso infinito, mas, somente 3,0% (n = 2) deles possuíam conhecimento sobre a crise hídrica atual. Para os problemas que o desperdício de água pode ocasionar, 70,1% (n = 47) dos alunos afirmaram não ser um aspecto negativo para o solo, 94,0% (n = 62) não é prejudicial a animais e vegetais e 86,6% (n = 58) não gera prejuízo algum ao homem. Os alunos possuem hábitos pouco sustentáveis em relação aos recursos hídricos, reportaram dificuldades em associar o conhecimento teórico a prática de preservação enquanto ator social. A inserção de práticas de ensino no currículo escolar, constitui-se como uma boa alternativa para garantir uma educação de qualidade e transformadora para os alunos, onde eles possam interligar o conteúdo abordado com o cotidiano.