A proposta deste artigo é realizar uma investigação sobre como ENEM pode ser utilizado como ferramenta de estratégia de aprendizagem para o ensino de História. Na avaliação do ENEM, as questões propostas necessitam de conhecimentos mais abrangentes dos alunos. Assim, o professor de história pode desenvolver uma metodologia de ensino que possa relaciona os temas estudados em sala de aula com as matrizes de referência do ENEM, ampliando os estudos da História, na medida em que parta de pesquisas e problematizações das temáticas que são aplicadas na avaliação. Para o alcance do objetivo da investigação foi realizada uma pesquisa de campo em uma Escola Estadual de Ensino Médio (pública) na zona urbana de Mossoró com professores do Ensino médio. Para o referencial teórico utilizamos como guias de referências para o ENEM e o ensino de História, Bitencourt (2009), Boschi (2007), Oliveira (2011), Silva (2011), Zamboni (2011). Além de outros autores. O ENEM com as suas matrizes de referência pode ampliar as possibilidades dos professores em realizar um ensino de História que possa contemplar conceitos e reflexões no processo de construção e criticidade do aluno.