A gestão integrada de resíduos sólidos mostra-se como alternativa favorável a superação dos desafios referentes à problemática dos resíduos sólidos, tema preponderante nos debates em nível nacional e estadual, demanda, porém, o processo de Educação Ambiental, tanto no âmbito formal, quanto não formal. Com o intuito de favorecer mudanças no cenário de resíduos sólidos no estado da Paraíba, de 2012 a 2015 foram aplicadas diferentes estratégias em Educação Ambiental nos municípios paraibanos. O principal objetivo deste trabalho compreendeu avaliar os impactos provocados a partir da formação em Educação Ambiental para gestão integrada de resíduos sólidos em municípios de Gurjão e Juazeirinho, situados no semiárido paraibano. O trabalho foi executado tomando-se por base os princípios da pesquisa qualitativa, do tipo participante. Os dados foram coletados em quatro etapas nos municípios que atenderem aos critérios de aceitabilidade e disposição de infraestrutura: Esperança, Gurjão e Juazeirinho. Dentre os instrumentos aplicados para coleta de dados destacaram-se: observação participante e entrevista semiestruturada. A formação em Educação Ambiental provocou mudanças significativas em relação à gestão de resíduos sólidos, dentre as quais: diferenciação entre o conceito de resíduos sólidos e lixo (86%); seleção dos resíduos sólidos na geradora (79%); compreensão dos problemas que envolvem a disposição incorreta dos resíduos sólidos (100%); divergência entre lixão e aterro sanitário (97%) e a relação entre a disposição de resíduos sólidos em terrenos baldios e o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. O processo de formação em Educação Ambiental proporcionado aos graduandos das diferentes áreas do conhecimento da UEPB por meio da extensão universitária consistiu em estratégia fundamental à formação de lideres comunitários, favorecendo um novo olhar sobre o meio ambiente e sobre a gestão de resíduos sólidos. Portanto, a formação em Educação Ambiental voltada à gestão integrada de resíduos sólidos é essencial às mudanças de percepção, ao rompimento da concepção que atribui o conceito de lixo, assemelhado genericamente aos de resíduos sólidos; à compreensão da realidade local, à construção de conhecimento contextualizado, à prática do princípio da corresponsabilidade e ao alcance dos objetivos delineados na Lei 12.305/2010.