RESUMO: A implantação de hortas oferece varias vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados ao contexto socioambiental, econômico e alimentar. O presente trabalho objetivou desenvolver atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a educação ambiental através da construção de uma horta orgânica junto a estudantes do ensino médio de uma Instituição de Ensino Básico no Semiárido Paraibano, Nordeste-Brasil. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, Município de Cuité-PB, contemplando (n = 486) estudantes das turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, entre os períodos de Fevereiro a setembro 2016. As atividades foram divididas em etapas, as quais incluíram aulas expositivas-dialogadas, e ações práticas como a demarcação e limpeza da área, construção dos canteiros, preparação do substrato, adubação do solo, irrigações, plantio e cultivo de hortaliças. Os resultados revelaram que a implantação da horta escolar contribuiu no desenvolvimento de aulas que despertasse o interesse do aluno, e, além disso, permitiu ao professor trabalhar a Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar. Aliado a isto houve a conscientização e sensibilização dos estudantes e um despertar para as questões socioambientais, econômica e alimentar. Por fim pode-se concluir que a horta proporcionou melhorias no processo de ensino-aprendizagem em face de maior interatividade e participação dos estudantes, assim como também contribuiu na reeducação alimentar dos mesmos, promovendo mudanças em hábitos alimentares mais saudáveis, e melhorias na paisagem do ambiente escolar.