Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o processo de formação continuada de professores desenvolvidos no âmbito de escolas do semiárido paraibano. Traz como recorte os saberes e fazeres de 20 professores durante e após a realização de um curso de especialização em educação ambiental voltada para o semiárido, o qual teve duração de dois anos (novembro de 2010 a novembro de 2012) e envolveu diversas cidades do cariri paraibano, entre elas Boa Vista, Cabaceiras, Gurjão, São João do Cariri e Serra Branca. Para a coleta dos dados, utilizamos a entrevista do tipo semiestruturada, onde questões como " Qual foi a importância deste curso para sua atuação docente?", "Que dificuldades você enfrentou durante o curso?", "Quais as dificuldades em contextualizar os temas ambientais com sua disciplina antes e depois do curso?" foram discutidas. A partir dos resultados da pesquisa podemos concluir que os professores pesquisados de fato utilizaram os conhecimentos adquiridos na formação continuada em sua prática docente e que o curso de especialização contribuiu para a melhoria de sua prática docente no tocante às questões ambientais. Entretanto, os sujeitos da pesquisa relataram dificuldades durante o Curso, tais como questões de orientação e em contextualizar os conteúdos de suas disciplinas com os temas ambientais. Destacamos que a formação continuada é essencial para a aquisição de novos sentidos e significados da prática docente, a qual deve ser realizada de forma contextualizada com a realidade local, promovendo a formação de cidadãos críticos, atuantes e transformadores da realidade onde estão inseridos.