EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ABORDAGEM E REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS/RN
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23737 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 885 "inscrito_id" => 2736 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ABORDAGEM E REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS/RN" "resumo" => "Resumo do artigo: O crescimento e a difusão da EA no contexto escolar é, ainda, incipiente. Trabalhar como um tema, relativamente inovador e que não possui ainda estudos consolidados, torna-se bastante desafiador e, ao mesmo tempo, prazeroso. Buscamos, com este trabalho, fazer um levantamento das concepções e práticas desenvolvidas em escolas estaduais na cidade de Pau dos Ferros sobre temáticas de Educação Ambiental. A Pesquisa foi desenvolvida na cidade de Pau dos Ferros (RN), especificamente em escolas do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Educação na cidade de Pau dos Ferros/RN. Foi aplicado um questionário entre os professores, entrevistas com a equipe pedagógica sobre as ações de formação docente e a inserção ou não de ações de EA nas atividades curriculares. Muitas dificuldades e desafios no desenvolvimento de ações de EA são relatados por professores e equipe pedagógica das escolas pesquisadas. A maioria destes estão conscientes da importância de trabalhar as questões socioambientais no ambiente escolar. Os referenciais teóricos mencionados como orientadores no desenvolvimento das ações, como os PCN e os livros didáticos dos componentes curriculares devem servir como norteadores para estas ações. A participação em cursos de formação continuada, na própria escola ou fora do ambiente escolar, pode possibilitar que os educadores tenham acesso a este referencial teórico e metodológico que auxiliará aos mesmos a compreenderem não apenas o próprio conceito, mas ainda o papel e a abordagem que devem orientar o desenvolvimento de ações estratégias e metodológicas de EA nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇ]AO, AMBIENTAL, ABORDAGEM, REFERENCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID2736_24102016212501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO VINÍCIUS PESSOA GOMES" "autor_nome_curto" => "CAIO GOMES" "autor_email" => "tobelikecaio@gmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23737 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 885 "inscrito_id" => 2736 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ABORDAGEM E REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS/RN" "resumo" => "Resumo do artigo: O crescimento e a difusão da EA no contexto escolar é, ainda, incipiente. Trabalhar como um tema, relativamente inovador e que não possui ainda estudos consolidados, torna-se bastante desafiador e, ao mesmo tempo, prazeroso. Buscamos, com este trabalho, fazer um levantamento das concepções e práticas desenvolvidas em escolas estaduais na cidade de Pau dos Ferros sobre temáticas de Educação Ambiental. A Pesquisa foi desenvolvida na cidade de Pau dos Ferros (RN), especificamente em escolas do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Educação na cidade de Pau dos Ferros/RN. Foi aplicado um questionário entre os professores, entrevistas com a equipe pedagógica sobre as ações de formação docente e a inserção ou não de ações de EA nas atividades curriculares. Muitas dificuldades e desafios no desenvolvimento de ações de EA são relatados por professores e equipe pedagógica das escolas pesquisadas. A maioria destes estão conscientes da importância de trabalhar as questões socioambientais no ambiente escolar. Os referenciais teóricos mencionados como orientadores no desenvolvimento das ações, como os PCN e os livros didáticos dos componentes curriculares devem servir como norteadores para estas ações. A participação em cursos de formação continuada, na própria escola ou fora do ambiente escolar, pode possibilitar que os educadores tenham acesso a este referencial teórico e metodológico que auxiliará aos mesmos a compreenderem não apenas o próprio conceito, mas ainda o papel e a abordagem que devem orientar o desenvolvimento de ações estratégias e metodológicas de EA nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇ]AO, AMBIENTAL, ABORDAGEM, REFERENCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID2736_24102016212501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO VINÍCIUS PESSOA GOMES" "autor_nome_curto" => "CAIO GOMES" "autor_email" => "tobelikecaio@gmail.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }