Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE TRILHA INTERPRETATIVA EM ÁREA PROTEGIDA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE.

Palavra-chaves: UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL, TRILHA ECOLÓGICA, MATA CILIAR Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A pesquisa foi realizada a partir de uma reflexão do potencial das trilhas ecológicas interpretativas para a promoção da educação ambiental em uma área de preservação permanente após a realização de uma trilha ecológica do projeto Ecotrilha: Uma Pegada Sustentável do Instituto Federal do Ceará, campus de Quixadá. O objetivo foi avaliar os impactos socioambientais da trilha com base nos princípios da educação ambiental não formal. A trilha foi realizada no dia 11 de novembro de 2015 com a turma do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nemésio Bezerra, as margem do rio Sitiá, ou seja, numa área de preservação permanente, que também esta inserida dentro da unidade de proteção integral “Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá” localizada no semiárido brasileiro. A pesquisa foi desenvolvida através da investigação de campo, estruturada em um questionário fechado, utilizando-se a metodologia qualitativo-descritiva. De inicio foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de consultas em diferentes tipos literários, de modo a compreender a dinâmica da educação ambiental vivenciada em trilhas. Para obtenção dos dados foi adotado a metodologia de estudo de caso, analisado através dos questionários aplicados sobre as questões socioambientais relacionadas à experiência de cada participante sobre as potencialidades da trilha como instrumento de educação ambiental relacionando a teoria estudada nas disciplinas afins com a prática. O questionário aplicado abordou os diversos eixos temáticos da ecotrilha, dentre eles, a caatinga, o descarte de resíduos, o manejo dos solos e a cultura nordestina. Diante dos resultados, pode-se concluir que a realização de trilhas ecológicas interpretativas em áreas protegidas é eficaz em promover educação ambiental, principalmente para estudantes do ensino básico, pois oferecem a possibilidade de contextualização dos conteúdos teóricos ensinados em sala de aula com á vivencia prática, por meio da compreensão da dinâmica da inter-relação dos componentes naturais e ambientais, presentes em áreas de preservação permanente.

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