Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ECOTURISMO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ECOTURISMO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM Pôster (PO) GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Atualmente, um dos temas mais discutidos pela sociedade é o Meio Ambiente. A preocupação com os impactos causados pela poluição, produção excessiva de resíduos sólidos, desmatamento e outras ações humanas são discutidas visando preservar e conservar os recursos naturais em busca de uma sociedade mais consciente e sustentável, de modo que a EA se torna um instrumento imprescindível neste contexto. Com este trabalho, objetivou-se por meio do turismo ecológico educacional e ações interdisciplinares, estimular a Consciência Ambiental dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Catolé de Baixo, evidenciando a importância da reciclagem de garrafas PET para o meio ambiente, proporcionando experiências de práticas pedagógicas. O trabalho foi realizado em julho de 2016, com alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Catolé de Baixo, situada na Zona Rural do município de Catolé do Rocha, PB. As atividades foram iniciadas em parceria com as disciplinas de Ciências, Matemática e Português, com participação voluntária de 22 alunos com faixa etária entre 09 e 15 anos. A proposta conceitual, metodológica e de execução das atividades, foi divulgada à direção e professores, através de reuniões e planejamentos, enfatizando a importância desse projeto para o âmbito escolar e aprendizagem do alunado. A Direção e demais funcionários perceberam a importância de se trabalhar a EA de maneira interdisciplinar, qualificando como sendo positivos e agradáveis os benefícios que o trabalho trouxe para a Escola, despertando assim, o interesse por mais iniciativas dessa natureza, possibilitando este educandário adotar esse método de ensino-aprendizagem para as demais turmas. A partir da observância do engajamento e participação das crianças no passeio ecológico, é possível inferir que a sociedade reveste-se de esperança para transformar o mundo num espaço limpo e protegido dos malefícios causados pela ação humana. Através dessas experiências, pôde-se explanar e refletir sobre o problema que a natureza vem enfrentando. A Escola Estadual de Catolé de Baixo enfrenta desafios que evidenciam a necessidade de repensar a inércia quanto às ações de EA, sobretudo porque os alunos mostraram-se entusiasmados para desenvolverem trabalhos na área ambiental, denotando ganhos para a formação individual e coletiva. Ressalte-se que, na Escola houve evolução quanto a este aspecto, haja vista que os professores começaram a desenvolver trabalhos interdisciplinares, como ativação da horta escolar e a utilização de matérias recicláveis, embora incentivos ao desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis ainda sejam ínfimos. Em síntese, apesar de todo trabalho e propostas inovadoras, identificou-se, a falta de políticas públicas como principal entrave para que ocorra efetivamente uma educação voltada às questões socioambientais e, com isso, a criação de espaços interdisciplinares para discussão da EA.

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