Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

AVALIAÇÃO DO CONCEITO SOBRE ASPECTOS DA QUALIDADE DA ÁGUA E CRISE HÍDRICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ITAPETIM-PE

Palavra-chaves: SEMIÁRIDO, QUALIDADE DA ÁGUA, CONTAMINAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 5 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O Brasil está inserido entre os países de maior disponibilidade hídrica, porém por conta de suas dimensões geográficas e condições climáticas diferentes, determinadas regiões sofrem problemas graves de escassez de água, principalmente o Nordeste, mais especificamente, o Semiárido. Devido ao prolongado período de seca anual, as práticas de captação e armazenamento de água para o consumo humano, tem sido as principais formas de abastecimento hídrico em muitas comunidades. Entretanto, um problema observado é que parte da água armazenada perde a qualidade para o consumo devido às ações antrópicas, ou até mesmo, questões naturais. De acordo com o Ministério da Saúde, “toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativo coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água”. Portanto, é necessário haver orientação da população, principalmente de jovens e adolescentes que estão em contato direto com a educação, podendo disseminar este conhecimento em sua comunidade. O presente estudo tem como objetivo analisar a concepção de alunos do 3º ano do ensino médio público do município de Itapetim-Pe em relação à qualidade da água armazenada em suas residências. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, onde 78 alunos responderam a 15 itens. Os resultados mostraram que 49% (n=38) utilizam cisternas e caixa d’água como reservatórios. Nas questões sobre contaminação, 71% (n=55) consideram esta água adequada para o consumo, e que, segundo 51% (n=40), não seriam possíveis a contaminação por este meio. Porém 63% (n=49) afirmaram que estes reservatórios estão livres de microrganismos patogênicos. Estes resultados apontam que os alunos participantes mostraram-se desenformados e sem conhecimento no que diz respeito às situações presentes na realidade atual da região onde vivem.

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