Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A TEMÁTICA AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE OURO VELHO, PARAÍBA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, ESCOLA, CONVIVÊNCIA, CONVIVÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O semiárido brasileiro é mais populoso do mundo e a maneira como as pessoas convivem com ele, a partir de suas concepções, impacta diretamente na qualidade de vida. Esta pesquisa objetivou conhecer alguns aspectos da relação entre os estudantes do ensino médio de Ouro Velho, Paraíba e as questões ambientais no semiárido. Foram entrevistados 70 estudantes por meio da aplicação de um questionário constituído por 10 questões que versavam sobre a interação dos estudantes e outros setores da sociedade com o meio ambiente e a influência dos problemas ambientais no cotidiano. Os estudantes (94,3%) afirmaram ter interesse pelo meio ambiente, porém, 75,7% deles revelaram que a escola onde estudam é ambientalmente pouco atuante. A maioria dos estudantes (82,9%) se consideraram causadores de danos ambientais no cotidiano e ao passo que 92,9% sentem-se incomodados com os prejuízos provocados ao meio ambiente, 80,0% (n = 56) relataram não realizar esforços para modificar essa situação. Eles (65,7%) apontaram os cidadãos como os principais causadores de danos ao meio ambiente e, para 52,9%, o setor agrícola é o maior envolvido na sua proteção. Quanto aos problemas ambientais que mais atingem o semiárido, os mais lembrados pelos estudantes foram o desmatamento (88,6%) e o empobrecimento do solo (45,7%). É necessário aproveitar o interesse dos estudantes e fazer da escola o principal ponto de apoio à efetiva atuação da educação ambiental, visando, além da preservação ambiental, uma melhor convivência com o semiárido.

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