Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A CAATINGA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA

Palavra-chaves: PERCEPÇÃO AMBIENTAL, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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      O estudo da percepção ambiental é fundamental para a compreensão das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente, uma vez que estes agem seguindo sua concepção. Desse modo, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar a visão dos estudantes do Projovem Urbano sobre o bioma Caatinga, Patos – PB. Foi utilizada a técnica de estudo de caso, com caráter exploratório e de natureza quanti-qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionários objetivos aplicados a 61 alunos do Ensino Fundamental dos dois núcleos assistidos pelo programa, com faixa etária de 18 a 29 anos. Os dados revelaram que 75,5% dos estudantes reconhecem, geograficamente, a localização do bioma Caatinga, mas não sabem reconhecer o valor da diversidade vegetacional para a região (29,5%) ou acreditam ser um bioma pobre em espécies (31,15%). No tocante as espécies vegetais, os estudantes citaram espécies exóticas aliadas aos seus interesses. Algumas espécies nativas foram destacadas, por exemplo, a jurema preta e a favela. Portanto, faz-se necessário no cotidiano escolar a promoção de atividades em Educação ambiental que contribuam para a construção de novos valores perante o meio ambiente, especialmente à Caatinga, destacando sua real importância para a região.\r\n
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O estudo da percepção ambiental é fundamental para a compreensão das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente, uma vez que estes agem seguindo sua concepção. Desse modo, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar a visão dos estudantes do Projovem Urbano sobre o bioma Caatinga, Patos – PB. Foi utilizada a técnica de estudo de caso, com caráter exploratório e de natureza quanti-qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionários objetivos aplicados a 61 alunos do Ensino Fundamental dos dois núcleos assistidos pelo programa, com faixa etária de 18 a 29 anos. Os dados revelaram que 75,5% dos estudantes reconhecem, geograficamente, a localização do bioma Caatinga, mas não sabem reconhecer o valor da diversidade vegetacional para a região (29,5%) ou acreditam ser um bioma pobre em espécies (31,15%). No tocante as espécies vegetais, os estudantes citaram espécies exóticas aliadas aos seus interesses. Algumas espécies nativas foram destacadas, por exemplo, a jurema preta e a favela. Portanto, faz-se necessário no cotidiano escolar a promoção de atividades em Educação ambiental que contribuam para a construção de novos valores perante o meio ambiente, especialmente à Caatinga, destacando sua real importância para a região. Palavras-chaves: Percepção ambiental, semiárido, educação ambiental.

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