EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, DIREITO E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A PESSOA IDOSA
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OBJETIVO: desenvolver oficinas educativas na perspectiva da alimentação saudável e fomentar o debate sobre direito e cidadania com um grupo de idosos, com o intuito de contribuir para mudanças de práticas alimentares e o efetivo desenvolvimento da cidadania. METODOLOGIA: a proposta foi apresentada aos idosos, discutida e levantada questões de interesse do grupo com foco nos temas alimentação saudável, direito e cidadania. As atividades educativas eram semanais e aconteceram ao longo de quatro meses em 2012, envolvendo 40 idosos, ambos os sexos, idade entre 60 e 80 anos. Os participantes eram constantemente estimulados para expressar suas idéias e pensamentos, a partir de dinâmicas lúdicas problematizando os temas específicos, avaliando-se os conhecimentos adquiridos e as mudanças de comportamento dos sujeitos antes e após o término do projeto. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Durante os encontros os idosos foram orientados sobre os alimentos mais adequados para a promoção da saúde e receberam informações importantes para estimular o consumo destes alimentos. Foram trabalhos algumas receitas nutritivas, com demonstrações práticas e degustação,o que estimulou o aprendizado, promoveu e despertou o interesse do grupo. Considerando os benefícios do consumo diário de frutas e vegetais por pessoa, pelo menos cinco porções por dia, como importante estratégia para a prevenção de doenças e promoção da saúde os idosos foram instigados a uma reflexão sobre as suas condições de consumo destes alimentos e informados sobre o valor e a importância destes alimentos. O interesse do grupo motivou sua aprendizagem possibilitando a adoção de práticas alimentares saudáveis. CONCLUSÕES: Os objetivos da proposta foram alcançados e possibilitou a construção de um processo de sensibilização para a prevenção de doenças e promoção de saúde na velhice, atendendo as necessidades e os interesses dos participantes. As atividades promovidas ainda possibilitaram a interação com a comunidade, aproximando os graduandos da realidade social e contribui para a sensibilização e o repasse de informações sobre alimentação adequada e promoção da saúde para a qualidade de vida da pessoa idosa. A universidade deve investir na realização de atividades educativas que possibilitem a articulação e a troca de experiências, entre a academia e a sociedade, valorizando o saber popular e possibilitando uma formação acadêmica qualificada. Com esse trabalho busca-se a formação de cidadãos conscientes e autônomos, que estejam plenamente aptos a participar e efetivar a Democracia." 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