, Rosicleidehenriquedasilva. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22464>. Acesso em: 05/11/2024 13:53
Desde o ano de 2014, período que ressaltou os Cinquenta anos do Golpe Militar no Brasil, ganhou-se destaque na sociedade, principalmente nas Universidades, discussões acerca da Ditadura Militar no Brasil. Observando as necessidades de tais discussões também no ambiente escolar, surge o Projeto “Ditadura e poesia: um diálogo possível na história da educação” no segundo semestre de 2015, a partir da professora Rosicleide Henrique da Silva ao lecionar para alunos e alunas do Terceiro Ano Noite da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, na cidade de Serra Redonda, Paraíba. O presente artigo tem o objetivo de evidenciar como se deu essa experiência de ensino aprendizagem diferenciada entre docente e discentes numa escola pública do Estado da Paraíba. Dessa forma, para falar sobre Ditadura Militar optou-se por analisar, a partir das letras de Poemas, como se dava o movimento de contestação ao regime militar, uma vez que a Poesia ousava falar à sociedade o que não era permitido à época. Dentre os poemas analisados destacam-se Maio 1964, de Ferreira Gullar. Durante a realização do Projeto, foram utilizados materiais audiovisuais, cartazes e letras de Poemas sobre a temática estudada.