O ensino de Ciências e Biologia requerem do professor uma abordagem prática dentro da sala de aula devido à natureza do objeto de estudo, que compreende todos os processos básicos referentes à vida e suas particularidades. A maneira mais eficaz de estimular esse pensamento de professor reflexivo e facilitar a mediação didática nos cursos de formação de professor é levar essa temática à gênese do profissional docente, impedindo a perpetuação do “vício” do modelo de aula tradicional expositiva. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi incentivar os alunos de licenciatura em Ciências Biológicas a adotarem novas metodologias em suas futuras ações como professores a partir de uma proposta prática, utilizando massa de modelar. Pediu-se em uma turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, da disciplina de Anatomia Vegetal, período 2015.2, que realizassem a produção de um modelo didático. A construção do modelo deveria seguir algumas etapas: 1. Conhecimento Prévio; 2. Produção de modelo; 3. Avaliação de aplicabilidade. Os alunos apresentaram um desempenho bastante satisfatório na confecção dos modelos com massa de modelar condizentes com o que foi solicitado. Quando questionados se a construção do modelo com massa de modelar auxiliou na compreensão do conteúdo ministrado e o porquê, os discentes responderam positivamente, evidenciando o êxito no objetivo da atividade. Portanto, nota-se que o professor-aluno, neste caso, consegue fazer a mediação didática a partir das ferramentas utilizadas para seu próprio aprendizado.