Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM MOSSORÓ/RN

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, DOCÊNCIA, METODOLOGIA Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22366
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1106
    "inscrito_id" => 7644
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "O professor deve compreender o significado teórico de sua prática, o significado social da mesma, e também deve estar sempre atuando com flexibilidade, criatividade e se adequando sempre as novas metodologias que podem auxiliar no melhor repasse de conhecimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a metodologia no contexto da prática docente dos professores de Geografia do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Mossoró/RN e a sua contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma levantei a seguinte questão: os procedimentos metodológicos utilizados conforme a prática docente dos professores contribuem concretamente para a promoção da aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada neste trabalho está baseada em uma pesquisa teórica, entrevista semi-estruturada e observações nas aulas de dois professores da escola selecionada. Os resultados desse trabalho traz uma discussão sobre o modelo tradicional de ministrar os conteúdos de Geografia que ainda está presente nos métodos de ensino de muitos professores, assim como também exemplos de recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula e que despertem a motivação dos alunos. Por último, apresento a metodologia utilizada pelos docentes da escola selecionada e as dificuldades que interferem em suas práticas. Os dados obtidos resultaram algumas conclusões como o livro didático ser o recurso mais utilizado em sala de aula e que norteia toda a prática pedagógica dos professores pesquisados e a aprendizagem dos alunos onde a prática docente dos professores ainda é pautada por um modelo que reflete as abordagens que remontam em parte à Geografia tradicional caracterizada pela descrição, a enumeração e o apelo à memorização, não promovendo efetivamente o despertar do senso crítico e a valorização de uma Geografia renovada como instrumento para a transformação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, DOCÊNCIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7644_13082016150359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEIMARA COSTA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NEIMARA"
    "autor_email" => "neimaracls@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22366
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1106
    "inscrito_id" => 7644
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "O professor deve compreender o significado teórico de sua prática, o significado social da mesma, e também deve estar sempre atuando com flexibilidade, criatividade e se adequando sempre as novas metodologias que podem auxiliar no melhor repasse de conhecimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a metodologia no contexto da prática docente dos professores de Geografia do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Mossoró/RN e a sua contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma levantei a seguinte questão: os procedimentos metodológicos utilizados conforme a prática docente dos professores contribuem concretamente para a promoção da aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada neste trabalho está baseada em uma pesquisa teórica, entrevista semi-estruturada e observações nas aulas de dois professores da escola selecionada. Os resultados desse trabalho traz uma discussão sobre o modelo tradicional de ministrar os conteúdos de Geografia que ainda está presente nos métodos de ensino de muitos professores, assim como também exemplos de recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula e que despertem a motivação dos alunos. Por último, apresento a metodologia utilizada pelos docentes da escola selecionada e as dificuldades que interferem em suas práticas. Os dados obtidos resultaram algumas conclusões como o livro didático ser o recurso mais utilizado em sala de aula e que norteia toda a prática pedagógica dos professores pesquisados e a aprendizagem dos alunos onde a prática docente dos professores ainda é pautada por um modelo que reflete as abordagens que remontam em parte à Geografia tradicional caracterizada pela descrição, a enumeração e o apelo à memorização, não promovendo efetivamente o despertar do senso crítico e a valorização de uma Geografia renovada como instrumento para a transformação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, DOCÊNCIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7644_13082016150359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEIMARA COSTA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NEIMARA"
    "autor_email" => "neimaracls@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O professor deve compreender o significado teórico de sua prática, o significado social da mesma, e também deve estar sempre atuando com flexibilidade, criatividade e se adequando sempre as novas metodologias que podem auxiliar no melhor repasse de conhecimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a metodologia no contexto da prática docente dos professores de Geografia do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Mossoró/RN e a sua contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma levantei a seguinte questão: os procedimentos metodológicos utilizados conforme a prática docente dos professores contribuem concretamente para a promoção da aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada neste trabalho está baseada em uma pesquisa teórica, entrevista semi-estruturada e observações nas aulas de dois professores da escola selecionada. Os resultados desse trabalho traz uma discussão sobre o modelo tradicional de ministrar os conteúdos de Geografia que ainda está presente nos métodos de ensino de muitos professores, assim como também exemplos de recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula e que despertem a motivação dos alunos. Por último, apresento a metodologia utilizada pelos docentes da escola selecionada e as dificuldades que interferem em suas práticas. Os dados obtidos resultaram algumas conclusões como o livro didático ser o recurso mais utilizado em sala de aula e que norteia toda a prática pedagógica dos professores pesquisados e a aprendizagem dos alunos onde a prática docente dos professores ainda é pautada por um modelo que reflete as abordagens que remontam em parte à Geografia tradicional caracterizada pela descrição, a enumeração e o apelo à memorização, não promovendo efetivamente o despertar do senso crítico e a valorização de uma Geografia renovada como instrumento para a transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.