O presente estudo busca identificar como está a situação do trabalho pedagógico realizado por professores de biologia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A investigação conta com a descrição e papéis dos sujeitos que estão relacionado com a modalidade – educando e educador, com bases nas referências curriculares, trazendo a noção de que o desempenho do educador é dirigir uma educação com concepção emancipatória do sujeito fazendo este ter uma posição cidadã frente ao mundo. A pesquisa que culminou neste trabalho foi feita através de entrevistas com professores de biologia da EJA e levantamento de dados com os alunos dos mesmos para fazer uma discussão sobre o trabalho pedagógico. Isso foi feito em Escola Pública, no município de Goiana. Com base na análise dos dados é solicitado ao professor de biologia que trabalha com a modalidade EJA que utilize os fundamentos científicos de forma a respeitar os conhecimentos prévios dos estudantes que na maioria das vezes estão caracterizados como empíricos e trazer uma aproximação desses saberes com o valor cultural e melhorá-lo com a contribuição da ciência. Para tal, faz-se necessário que nas licenciaturas seja oferecida formação no âmbito da EJA.