TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: DESENVOLVENDO A DOCÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22325 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1840 "inscrito_id" => 11383 "titulo" => "TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: DESENVOLVENDO A DOCÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "A transversalidade apresenta possibilidades para o aprendizado de saberes sistematizados e também de questões do cotidiano. Desta forma a pesquisa é oriunda da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Física e Psicomotricidade, ministrada para 43 alunos do curso de Pedagogia de uma universidade privada em Manaus, onde foi possível inserir os acadêmicos em contexto de teoria e prática, tratando-se de um projeto experimental em virtude da possibilidade que os alunos puderam desenvolver práticas pedagógicas aliançadas a psicomotricidade em espaço não formal. O objetivo foi de incentivar a pesquisa nos acadêmicos, contudo também apresentou um viés social, ao levar para a comunidade temas transversais relacionados à psicomotricidade e qualidade de vida. A atividade ocorreu na Praia da Ponta Negra, zona Oeste, da cidade de Manaus-Amazonas com a presença de mais de 50 crianças e seus respectivos familiares, em atividades planejadas para este fim. Além dos conceitos de espaço não formal e temas transversais, o artigo apresenta gráficos ilustrando as respostas de questionários aplicados aos graduandos após a experiência, bem como o registro das equipes coletado a partir de rodas de conversa, com o intuito de documentar as concepções e perspectivas atribuídas por eles nas atividades executadas. Os resultados apontam para a importância de desenvolver aulas atrativas para além da sala formal e ainda a necessidade do trabalho com temas transversais, tendo em vista a contribuição que os mesmos trazem para a vida da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESPAÇOS NÃO FORMAIS, TEMAS TRANSVERSAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID11383_15082016153909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DA COSTA NEGRÃO" "autor_nome_curto" => "FELIPE NEGRÃO" "autor_email" => "felipe.unl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NILTON LINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22325 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1840 "inscrito_id" => 11383 "titulo" => "TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: DESENVOLVENDO A DOCÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "A transversalidade apresenta possibilidades para o aprendizado de saberes sistematizados e também de questões do cotidiano. Desta forma a pesquisa é oriunda da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Física e Psicomotricidade, ministrada para 43 alunos do curso de Pedagogia de uma universidade privada em Manaus, onde foi possível inserir os acadêmicos em contexto de teoria e prática, tratando-se de um projeto experimental em virtude da possibilidade que os alunos puderam desenvolver práticas pedagógicas aliançadas a psicomotricidade em espaço não formal. O objetivo foi de incentivar a pesquisa nos acadêmicos, contudo também apresentou um viés social, ao levar para a comunidade temas transversais relacionados à psicomotricidade e qualidade de vida. A atividade ocorreu na Praia da Ponta Negra, zona Oeste, da cidade de Manaus-Amazonas com a presença de mais de 50 crianças e seus respectivos familiares, em atividades planejadas para este fim. Além dos conceitos de espaço não formal e temas transversais, o artigo apresenta gráficos ilustrando as respostas de questionários aplicados aos graduandos após a experiência, bem como o registro das equipes coletado a partir de rodas de conversa, com o intuito de documentar as concepções e perspectivas atribuídas por eles nas atividades executadas. Os resultados apontam para a importância de desenvolver aulas atrativas para além da sala formal e ainda a necessidade do trabalho com temas transversais, tendo em vista a contribuição que os mesmos trazem para a vida da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESPAÇOS NÃO FORMAIS, TEMAS TRANSVERSAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID11383_15082016153909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DA COSTA NEGRÃO" "autor_nome_curto" => "FELIPE NEGRÃO" "autor_email" => "felipe.unl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NILTON LINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }