A transversalidade apresenta possibilidades para o aprendizado de saberes sistematizados e também de questões do cotidiano. Desta forma a pesquisa é oriunda da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Física e Psicomotricidade, ministrada para 43 alunos do curso de Pedagogia de uma universidade privada em Manaus, onde foi possível inserir os acadêmicos em contexto de teoria e prática, tratando-se de um projeto experimental em virtude da possibilidade que os alunos puderam desenvolver práticas pedagógicas aliançadas a psicomotricidade em espaço não formal. O objetivo foi de incentivar a pesquisa nos acadêmicos, contudo também apresentou um viés social, ao levar para a comunidade temas transversais relacionados à psicomotricidade e qualidade de vida. A atividade ocorreu na Praia da Ponta Negra, zona Oeste, da cidade de Manaus-Amazonas com a presença de mais de 50 crianças e seus respectivos familiares, em atividades planejadas para este fim. Além dos conceitos de espaço não formal e temas transversais, o artigo apresenta gráficos ilustrando as respostas de questionários aplicados aos graduandos após a experiência, bem como o registro das equipes coletado a partir de rodas de conversa, com o intuito de documentar as concepções e perspectivas atribuídas por eles nas atividades executadas. Os resultados apontam para a importância de desenvolver aulas atrativas para além da sala formal e ainda a necessidade do trabalho com temas transversais, tendo em vista a contribuição que os mesmos trazem para a vida da criança.