O PIBID PEDAGOGIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: O FOCO NA LEITURA E ESCRITA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21683 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 7436 "titulo" => "O PIBID PEDAGOGIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: O FOCO NA LEITURA E ESCRITA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Tomando como objeto o repertório de leitura e escrita das crianças do campo e a experimentação dos processos de ensino, revelados na condição de aprendizagem. O estudo é fruto da experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID), Pedagogia – CAA-UFPE em 2015. Objetivando apresentar à experiência dos iniciantes a docência, com crianças de baixo repertório de leitura e escrita e a experimentação dos processos de ensino, revelados em aprendizagem, ressignificada. Referenciadas em Silva (2010) para tratar da formação de professores/as; Teberosky e Colomer (2003), Ferreiro (1999) e Koch e Elias (2012), para discutir leitura, escrita e suas significações; além de Ribeiro (2012), Molina e Sá (2012) para tratar da educação rural, do campo e da escola. Metodologicamente trabalhamos a abordagem colaborativa. A intervenção se desenvolveu com estratégias diversificadas, focadas no lúdico e balizadas pelas necessidades das crianças. Os sujeitos são vinte crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e dez professores/as iniciantes. As sessões semanais com as crianças e professores/as foram de três horas cada e envolveram regras de convivência, a vivência de dinâmicas para tratar as relações, atividades de intervenção com foco nas potencialidades dos sujeitos. Os resultados mostram avanços no repertório de leitura e escrita. As crianças e os/as professores/as, ao passarem pela experimentação de processos de ensino, que ressignificados, se revelaram em aprendizagens, se tornaram protagonistas. E os/as professores/as iniciantes se reconheceram como profissionais que, diante do desafio posto, conseguiram coletivamente experimentar possibilidades de intervenção com resultados bem sucedidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7436_18082016203920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA NASCIMENTO SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA N.SILVA" "autor_email" => "amanda_nascimento_22@hotm" "autor_ies" => "UFPE/CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21683 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 7436 "titulo" => "O PIBID PEDAGOGIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: O FOCO NA LEITURA E ESCRITA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Tomando como objeto o repertório de leitura e escrita das crianças do campo e a experimentação dos processos de ensino, revelados na condição de aprendizagem. O estudo é fruto da experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID), Pedagogia – CAA-UFPE em 2015. Objetivando apresentar à experiência dos iniciantes a docência, com crianças de baixo repertório de leitura e escrita e a experimentação dos processos de ensino, revelados em aprendizagem, ressignificada. Referenciadas em Silva (2010) para tratar da formação de professores/as; Teberosky e Colomer (2003), Ferreiro (1999) e Koch e Elias (2012), para discutir leitura, escrita e suas significações; além de Ribeiro (2012), Molina e Sá (2012) para tratar da educação rural, do campo e da escola. Metodologicamente trabalhamos a abordagem colaborativa. A intervenção se desenvolveu com estratégias diversificadas, focadas no lúdico e balizadas pelas necessidades das crianças. Os sujeitos são vinte crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e dez professores/as iniciantes. As sessões semanais com as crianças e professores/as foram de três horas cada e envolveram regras de convivência, a vivência de dinâmicas para tratar as relações, atividades de intervenção com foco nas potencialidades dos sujeitos. Os resultados mostram avanços no repertório de leitura e escrita. As crianças e os/as professores/as, ao passarem pela experimentação de processos de ensino, que ressignificados, se revelaram em aprendizagens, se tornaram protagonistas. E os/as professores/as iniciantes se reconheceram como profissionais que, diante do desafio posto, conseguiram coletivamente experimentar possibilidades de intervenção com resultados bem sucedidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7436_18082016203920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA NASCIMENTO SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA N.SILVA" "autor_email" => "amanda_nascimento_22@hotm" "autor_ies" => "UFPE/CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }