TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22321 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2856 "inscrito_id" => 3990 "titulo" => "TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A docência que o professor realiza para efetivar seu ofício de ensinar caracteriza-se como um atividade complexa, portanto, exigente, envolvendo o professor em sua totalidade, em especial os que atuam no Ensino Superior. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo, descrever as trajetórias formativas dos professores bacharéis que atuam no ensino superior, no que concerne aos saberes, práticas e aprendizagens que constituem a professoralidade no exercício da docência superior. Este estudo desenvolve-se por meio da pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, viabilizada pelo método autobiográfico. Emprega-se como instrumento de registro dos dados narrativos, o memorial de formação, no qual os dados são organizados e analisados conforme Bardin (2011). O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bolzan, Austria e Lenz (2010), Nóvoa (1992, 2000), Tardif (2002), dentre outros. A partir da investigação, conclui-se que o professor bacharel do ensino superior sente a ausência de um suporte didático pedagógico em sua formação inicial, no entanto, desenvolve mecanismos que levam à superação desta condição, dentre os quais destacamos, principalmente, a produção de saberes oriundos da experiência profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIAS DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3990_17082016185714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ EDUARDO" "autor_email" => "eduardosilva1984@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22321 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2856 "inscrito_id" => 3990 "titulo" => "TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A docência que o professor realiza para efetivar seu ofício de ensinar caracteriza-se como um atividade complexa, portanto, exigente, envolvendo o professor em sua totalidade, em especial os que atuam no Ensino Superior. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo, descrever as trajetórias formativas dos professores bacharéis que atuam no ensino superior, no que concerne aos saberes, práticas e aprendizagens que constituem a professoralidade no exercício da docência superior. Este estudo desenvolve-se por meio da pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, viabilizada pelo método autobiográfico. Emprega-se como instrumento de registro dos dados narrativos, o memorial de formação, no qual os dados são organizados e analisados conforme Bardin (2011). O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bolzan, Austria e Lenz (2010), Nóvoa (1992, 2000), Tardif (2002), dentre outros. A partir da investigação, conclui-se que o professor bacharel do ensino superior sente a ausência de um suporte didático pedagógico em sua formação inicial, no entanto, desenvolve mecanismos que levam à superação desta condição, dentre os quais destacamos, principalmente, a produção de saberes oriundos da experiência profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIAS DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3990_17082016185714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ EDUARDO" "autor_email" => "eduardosilva1984@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }