Este trabalho aborda estudos referentes à inclusão das pessoas com deficiência intelectual na escola, especificamente na rede pública de ensino. E apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa em Serviço Social I e II do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Um dos objetivos desse artigo é investigar as dificuldades encontradas pela família na inserção do parente com deficiência intelectual na escola. Debater-se-á sobre as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência intelectual no acesso à educação pública, como também o papel do estado em garantir esse atendimento. Através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo objetivou-se um trabalho que permitisse compreender uma realidade que ainda é pouco discutida no campo do Serviço Social. Para isso foi realizado entrevistas com três responsáveis por alunos com deficiência intelectual de escolas aleatórias. Os resultados apontam que existe a necessidade na reformulação da rede de ensino, no investimento e na garantia do direito a educação para as pessoas com deficiência. Necessidade essa que será suprida gradativamente após um processo de planejamento para tal reformulação. Para a discussão dos resultados, são adotados os conceitos de deficiência intelectual e escola inclusiva.