RESUMO
Essa comunicação tem por objetivo apresentar uma experiência de trabalho pedagógico vivenciada na escola pública municipal Lafayete Cavalcante, situado no município de Campina Grande-PB. A atividade teve como objeto de estudo o uso da literatura infanto- juvenil, para problematizar os traços identitários do ser negro na sociedade brasileira. A proposta se destaca pela sua diferença em apresentar aos educandos personagens negros que não estão representados na condição de escravizados nem de submissão. O objetivo foi problematizar as identidades dos personagens nas literaturas como forma de romper com as memórias negativas que os estudantes demonstram ter sobre a posição do negro na sociedade fundamentadas nas desigualdades étnico-raciais historicamente construídas pela concepção factual da história. A atividade faz parte do projeto: Conhecendo e Valorizando a História e Cultura Afro-Brasileira na sala de Aula, desenvolvido nessa unidade de ensino desde o ano de 2004, sendo continuado em 2016, no componente curricular de História, envolvendo os educandos do ensino fundamental II.
Palavras chaves: Negro; Identidades; Literatura infanto-juvenil.