O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID), constitui-se na elaboração de uma proposta didática para o ensino de Biologia do nível médio, com o qual se buscou enfrentar os desafios que permeiam o ensino e a aprendizagem. Esta proposta tem por objetivo elaborar e confeccionar um jogo didático como estratégia para o ensino de biologia celular, analisar e discutir através de um questionário o uso dessa ferramenta, no qual, foi destinado aos professores de Biologia de uma escola estadual, localizada na Cidade de Sobral-CE. O jogo didático, intitulado “Dominó celular”, visa à fixação e revisão do conteúdo de biologia celular e baseia-se nas regras de um dominó comum com adaptações pedagógicas, é composto de 28 peças figuras e 27 cartas-conceito. Na abordagem lúdica, procurou-se utilizar materiais de baixo custo e de fácil acesso ao professor. Através da análise do questionário, foi possível observar a relevância do jogo proposto e sua viável aplicação em sala de aula, sendo considerada, pelos professores uma ferramenta boa capaz de atingir os objetivos traçados.