RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22188 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1877 "inscrito_id" => 5283 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI" "resumo" => "Este trabalho foi realizado baseado em experiências vivenciadas no estágio de regência III em uma escola de ensino básico durante a disciplina de Ciências em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental na Unidade escolar Bucar Neto - Floriano-PI, visto que o estágio supervisionado é o momento em que a teoria alia-se à prática contribuindo na formação acadêmica. Objetivou-se relatar a experiência vivenciada durante o estágio de regência, visto que este torna o acadêmico mais próximo da futura realidade e área de formação, utilizando de estratégias diversas para o desenvolvimento do mesmo. A primeira etapa do estágio foi o cumprimento de 10 horas de observação, momento de aproveitamento em que foi possível conhecer o comportamento da turma, bem como seu perfil no geral. Foi uma etapa tranquila e conveio para que se conseguisse descobrir quais os pontos a se explorar futuramente durante o período de regência, em termos de ensino e aprendizagem. Na etapa seguinte, totalizando 32 horas de regência, deu-se início à abordagem dos conteúdos. As atividades desenvolvidas ocorreram conforme o que constava no planejamento. As atividades eram aulas expositivas dialogadas; trabalhos em grupo a fim de desenvolver a capacidade do trabalho cooperativo; revisões dos conteúdos abordados; exercícios para verificação de aprendizagem sobre os assuntos; jogos didáticos com perguntas e respostas baseado nos assuntos. A partir da análise feita do relatório final de estágio, foi possível extrair do mesmo considerações relevantes acerca das reflexões sobre a prática docente. Contudo, foi possível realizar todas as atividades propostas. No que diz respeito às metodologias utilizadas no desenvolvimento da prática, as aulas expositivas dialogadas foram bem utilizadas e a contextualização dos assuntos era o que sempre tornava as aulas mais atraentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5283_15082016162721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA BEATRIZ BUENO NUNES" "autor_nome_curto" => "TERESA BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizbio15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22188 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1877 "inscrito_id" => 5283 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI" "resumo" => "Este trabalho foi realizado baseado em experiências vivenciadas no estágio de regência III em uma escola de ensino básico durante a disciplina de Ciências em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental na Unidade escolar Bucar Neto - Floriano-PI, visto que o estágio supervisionado é o momento em que a teoria alia-se à prática contribuindo na formação acadêmica. Objetivou-se relatar a experiência vivenciada durante o estágio de regência, visto que este torna o acadêmico mais próximo da futura realidade e área de formação, utilizando de estratégias diversas para o desenvolvimento do mesmo. A primeira etapa do estágio foi o cumprimento de 10 horas de observação, momento de aproveitamento em que foi possível conhecer o comportamento da turma, bem como seu perfil no geral. Foi uma etapa tranquila e conveio para que se conseguisse descobrir quais os pontos a se explorar futuramente durante o período de regência, em termos de ensino e aprendizagem. Na etapa seguinte, totalizando 32 horas de regência, deu-se início à abordagem dos conteúdos. As atividades desenvolvidas ocorreram conforme o que constava no planejamento. As atividades eram aulas expositivas dialogadas; trabalhos em grupo a fim de desenvolver a capacidade do trabalho cooperativo; revisões dos conteúdos abordados; exercícios para verificação de aprendizagem sobre os assuntos; jogos didáticos com perguntas e respostas baseado nos assuntos. A partir da análise feita do relatório final de estágio, foi possível extrair do mesmo considerações relevantes acerca das reflexões sobre a prática docente. Contudo, foi possível realizar todas as atividades propostas. No que diz respeito às metodologias utilizadas no desenvolvimento da prática, as aulas expositivas dialogadas foram bem utilizadas e a contextualização dos assuntos era o que sempre tornava as aulas mais atraentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5283_15082016162721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA BEATRIZ BUENO NUNES" "autor_nome_curto" => "TERESA BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizbio15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }