No contexto jurídico, a prática pedagógica é caracterizada pelo seu aspecto reprodutivista com base numa simples apresentação de um processo de produção textual através de um ensino legalista. A universidade, instituição responsável pela formação de cidadãos capazes de desenvolver muitas das habilidades necessárias ao convívio numa sociedade letrada acadêmica, tendo como fim alcançar alguns objetivos que lhe são inerentes, quais sejam a transmissão e construção da cultura, o ensino prático para as profissões e a investigação científica para a produção da ciência e a transformação do meio social. Em vista disso, percebe-se a relevância de se pesquisar sobre a necessidade da inserção de metodologias de ensino de escrita no contexto forense com o intuito de aprimorar o processo ensino aprendizagem, visando a mudanças de comportamento e atitudes de professores e alunos, futuros advogados, juízes e promotores conscientes do papel social do Direito. Ao pensarmos nessa realidade, propusemo-nos, neste estudo, apresentar uma intervenção didática de implementação do método do caso em uma perspectiva do Ensino Participativo Jurídico a fim de ser aplicada com alunos do 1 º período do curso de Direito da UEPB em Campina Grande -PB no semestre 2017.1 a partir de situações-problemas. Desse modo, sugerimos que o método de caso esteja inserido nas atividades em sala de aula a fim de que o aluno interaja com a produção textual em uma situação comunicativa real, associando teoria à prática, atrelada à efetivação da perspectiva da interdisciplinaridade, articulando o teor filosófico ao viés prático-processual do Direito, no sentido de formar o estudante para a realidade vivenciada, uma vez que o Direito não se constitui como um conjunto acabado de normas, mas sim como uma ciência dinâmica e em constante evolução. Superar qualquer forma de “educação bancária” é necessidade vital para a libertação das consciências e transformação social.