AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM PEDAGOGIA, COMO METODOLOGIA CONTRIBUTIVA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20365 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 2833 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM PEDAGOGIA, COMO METODOLOGIA CONTRIBUTIVA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O artigo em questão aborda em linhas gerais, a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial e continuada de professores e sua relação com a realidade social atual, na qual a Educação necessita atender novas demandas e encontra novos desafios a serem enfrentados. Questiona-se sob esta ótica, como tal relação pode refletir no processo ensino-aprendizagem dos alunos ao longo do seu processo de construção do conhecimento. Com a presença cada vez mais constante das tecnologias no dia a dia, torna-se extremamente importante que a escola busque meios de inserir tais aspectos em suas práticas educacionais, tornar o ambiente escolar um local de competição entre o ensino e a inserção da tecnologia tem se mostrado uma ação ineficiente, promovendo inúmeros problemas ao processo educacional e na sua relação entre o que é ensinado na escola e o que é praticado no dia a dia. este artigo Delineia também alguns aspectos que tangem a participação do docente na Sociedade da Informação, em simbiose com as TICs, como construtor de conhecimentos que podem e também devem ser utilizados em ambientes educacionais, afim de aumentar a eficácia das metodologias empreendidas no processo de ensino e aprendizagem que necessariamente se encontram em constante aprimoramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENE, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2833_15082016103453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIERI BRAGA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RANIERI BRAGA" "autor_email" => "ranieri.braga@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20365 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 2833 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM PEDAGOGIA, COMO METODOLOGIA CONTRIBUTIVA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O artigo em questão aborda em linhas gerais, a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial e continuada de professores e sua relação com a realidade social atual, na qual a Educação necessita atender novas demandas e encontra novos desafios a serem enfrentados. Questiona-se sob esta ótica, como tal relação pode refletir no processo ensino-aprendizagem dos alunos ao longo do seu processo de construção do conhecimento. Com a presença cada vez mais constante das tecnologias no dia a dia, torna-se extremamente importante que a escola busque meios de inserir tais aspectos em suas práticas educacionais, tornar o ambiente escolar um local de competição entre o ensino e a inserção da tecnologia tem se mostrado uma ação ineficiente, promovendo inúmeros problemas ao processo educacional e na sua relação entre o que é ensinado na escola e o que é praticado no dia a dia. este artigo Delineia também alguns aspectos que tangem a participação do docente na Sociedade da Informação, em simbiose com as TICs, como construtor de conhecimentos que podem e também devem ser utilizados em ambientes educacionais, afim de aumentar a eficácia das metodologias empreendidas no processo de ensino e aprendizagem que necessariamente se encontram em constante aprimoramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENE, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2833_15082016103453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIERI BRAGA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RANIERI BRAGA" "autor_email" => "ranieri.braga@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }