Este trabalho é resultado de um projeto de ensino aplicado em uma escola particular localizada na cidade de Gravatá – PE. O trabalho teve por objetivo conscientizar os alunos do Ensino Fundamental da necessidade de preservar o meio ambiente e de desenvolver o senso crítico dos mesmos no que diz respeito as questões ambientais. Para tal, os alunos foram incentivados a usar os conhecimentos adquiridos para atuarem como agentes ambientais. O projeto foi desenvolvido em 5 etapas, que envolveram leitura e discussão de textos; recolhimento de materiais e sua posterior reciclagem; montagem de uma composteira; visita a um parque ecológico e questionário avaliativo. Como resultado, observou-se que, apesar de 95% dos alunos que responderam ao questionário avaliativo já terem conhecimento sobre os ecossistemas, 100% destes afirmaram que o projeto contribuiu para uma melhor compreensão sobre o assunto. Os entrevistados (100%) disseram que que sentiram motivação para realizar as atividades propostas e 95% afirmaram estar mais comprometidos com as questões ambientais após participarem do projeto. Com estes resultados, espera-se que os alunos continuem a vivenciar o que foi aprendido durante a aplicação das atividades, que permaneçam comprometidos com as questões ambientais e que o projeto tenha contribuído de modo positivo para a formação do senso crítico dos educandos.