A química e o meio ambiente estão intimamente ligados, no que se refere ao ar e fenômenos atmosféricos, ao solo e sedimentos nele descartados ou à água e tudo que ela representa. Neste contexto o aprendizado em química deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si, quanto suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo conhecer a significação a respeito da relação entre a química e o meio ambiente como também a importância da educação ambiental no ensino de química na visão dos sujeitos. É uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa de campo descritiva, realizada após a prática de algumas atividades experimentais que relacionavam os conteúdos de química com posteriores discussões sobre as temáticas ambientais. As intervenções foram desenvolvidas através de discentes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem como campo de pesquisa uma Escola de Referência em Ensino Médio, situada na cidade de Carpina-PE e como sujeitos 95 (noventa e cinco) discentes do 1° ano do ensino médio. Utilizou-se um questionário semi-estruturado para a obtenção dos dados. Concluiu-se que a unanimidade dos estudantes está perceptível quanto à relação entre a química e o meio ambiente e concordam que a educação ambiental é essencial para população pois trata de conhecimentos como aprender como funciona o meio ambiente para assim preservá-lo e minimizar os problemas ambientais, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas e que pode ser trabalhada nas aulas de química através de atividades diferenciadas envolvendo dinâmicas e aulas experimentais.